5 motivos para ter um jardim em casa

Ter um jardim em casa pode garantir muito mais que beleza e elegância para a decoração, pois, além disso, as plantas trazem inúmeros benefícios ao ambiente e para todos os moradores do local. E é sobre esse assunto que falaremos neste post, continue a leitura e veja como ter um jardim e muitas plantas em sua casa pode trazer muitas vantagens ao espaço. Confira!

jardim

1. Umidificador natural

As plantas, durante a sua transpiração, liberam umidade e, com isso, deixam o ambiente mais agradável, amenizando inclusive o calor excessivo. Por isso, em vez de investir naqueles umidificadores grandes e que consomem bastante energia, prefira plantas como samambaias, lírio-da-paz, babosa, etc.

2. Ajudam a relaxar

As plantas possuem um grande poder de relaxamento. O contato com a natureza e as cores podem ajudar nesse processo. Segundo uma pesquisa da NASA, o processo é científico, por exemplo: uma espécie de planta chamada violeta africana é capaz de estimular a liberação de adrenalina no nosso corpo e aumentar os níveis de energia e oxigenação, causando a sensação de relaxamento.  

Além disso, sabemos que vários óleos essenciais são derivados de diversas plantas, assim, muitas espécies possuem um poder fitoterápico de relaxamento, de controle da ansiedade, entre outros.

3. Limpam o ar e amenizam alergias

Para quem mora em grandes centros com muita poluição ou possui alergias (principalmente a pó) ter um jardim ou algumas plantas em casa pode ser uma excelente opção. Existem diversos tipos de plantas que limpam o ar e reduzem os compostos tóxicos que ficam circulando no ambiente.

Por isso, se você deseja purificar o seu ar e se ver livre de alergias, invista em espécies de plantas como orquídeas, dracenas, gérberas, entre outras.

4. Estimulam a criatividade e ajudam na concentração

Quem depende de muita criatividade e concentração para trabalhar pode se beneficiar muito tendo um jardim em casa. Segundo o especialista em jardinagem, Justin Hancock, as cores das folhas são capazes de energizar o espaço e trazer inspiração e concentração para quem está no ambiente.

5. São um detalhe a mais para a decoração

Além de todos os benefícios acima, ter um jardim em sua casa também pode ser um detalhe extremamente elegante a decoração – independentemente do tamanho – transmitindo aquele ar mais rústico ao ambiente e deixando um tom de tranquilidade ao local.

Se você adorou essa ideia, confira algumas opções que separamos para você se inspirar.

O que achou do conteúdo? Continue nos acompanhando, nos próximos post daremos dicas de como você pode montar o jardim perfeito no cantinho que você tem sobrando na sua casa.

Compartilhar é se importar!

(Visited 487 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *