Capitonê ou Botonê: qual acabamento ideal?

Já ouviu falar em Botonê? E em Capitonê? Clássicos e charmosos, o botonê e o Capitonê são técnicas de confecção de estofados herdadas do século XIX.

Muito elegantes, esses estilos de confecção de estofados tem ganhado cada vez mais espaço na decoração dando um charme único aos ambientes. Cheios de personalidade, é comum que ambos sejam confundidos, mas, apesar de serem muito parecidos, as técnicas de produção são diferentes. Vamos aprender a diferenciá-los?

Capitonê

Surgida em meados de 1840, essa técnica inglesa de confecção de estofamento é muito refinada e exige muita destreza por parte dos artesãos.

No capitône fios grossos são costurados no acolchoado criando relevos e depressões em formas geométricas, como quadrados e losangos. A técnica pode incluir botões e o efeito deve recobrir a peça toda.

A técnica leva espuma revestida em tecido ou couro com o afundamento em toda superfície da peça.

Entre os ícones do design em capitonê está o sofá Chesterfield  Imponente, o móvel é típico da era Vitoriana.

Botonê

Na técnica com botonê, em vez de somente cordões, os pontos são marcados também por botões, que são costurados em cada afundamento. Diferente do capitonê, no botonê, os botões são fixados formando desenhos geométricos, como os losangos e os quadrados, sendo uma técnica mais simples com afundamento mais superficial.

Na decoração

Luxuosas e cheias de glamour, as peças com aplicações em botonê e capitonê são o centro das atenções nas decorações, proporcionando uma mescla entre decorações clássicas [link ebook Estilo clássico: aprenda a usar na decoração] e designs mais modernos, com elementos mais conceituais e contemporâneos, trazendo muita personalidade a sua casa.

No quarto, a técnica é utilizada para ornamentar cabeceiras de cama, recamiers e almofadas. A técnica também dá origem a belos sofás e poltronas.

E para tornar sua decoração ainda mais sofisticada, o estilo clássico também ganha destaque com as técnicas de capitonê e botonê em peças exclusivas e elegantes como o Sofá Charles, Sofá Ornello, Sofá George, Sofá Gales e Sofá Zara.

As técnicas também ajudam a compor o visual de cadeiras estofadas que, sem a menor dúvida, serão o diferencial da sua sala de jantar. Como a cadeira Luciane e a cadeira Cordoba que darão muito charme e personalidade a sua sala de jantar.

Aproveite a sofisticação e o requinte para valorizar o ambiente com esses dois estilos de estofados, deixando sua casa com um toque a mais de elegância! Conheça mais produtos em nosso site [link]. Divina Haus é o lugar ideal para você que quer introduzir lindos elementos de decoração e móveis que agreguem ainda mais personalidade ao seu ambiente.

Na nossa loja você encontra opções de móveis para garantir um ambiente clássico e deslumbrante. Nossos móveis buscam a diferenciação e a autenticidade que transformam seu espaço em um ambiente completo e cheio de estilo por meio da personalização, onde você escolhe tecidos, cores, tamanhos, acabamentos e outras opções para transformar nossos móveis em peças perfeitas e únicas.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *