Como escolher a porta ideal com base nos seus móveis

A porta é o cartão de visita da sua casa. Além de ser responsável pela separação dos cômodos, ela tem um tremendo poder na decoração. Seu impacto visual na composição dos ambientes pode proporcionar amplitude e elegância, trazendo a sensação de um ambiente maior, iluminando o ambiente e sendo elemento essencial na decoração.

Escolha do Material:

Porta de madeira

A mais utilizada, tanto externa como internamente, a madeira possui um valor estético elevado: oferece diferentes tipos e designs. São boas pedidas para móveis mais clássicos e luxuosos, podendo também trazer um ar rústico a sua decoração.

A porta de madeira lisa é o modelo mais escolhido para ambientes internos, principalmente se o objetivo é dar destaque à decoração ambiente, mesmo assim, é possível dar um toque de personalidade a ela, através das maçanetas ou, até mesmo, da cor. Para área externa, como a entrada da residência, uma dica importante é optar por madeiras maciças, envernizadas e com a pintura adequada, apresentando maior resistência.

Portas de vidro

As portas de vidro são opção para personalidades mais ousadas e modernas. Proporcionam uma sensação de continuidade, amplitude e um ambiente mais iluminado, não necessariamente precisando ser transparente – existem opções em vidro fosco ou escuro, são simplistas e discretos, para um design mais sofisticado e clean.

Você também pode optar por uma porta inteira em vidro, ou modelos com estruturas metálicas. Os puxadores em aço inox estão em alta.

Porta de alumínio

O alumínio apresenta três grandes vantagens em relação aos outros materiais: durabilidade – ele não se deteriora com facilidade – leveza e elegância. A porta de alumínio se bem combinada aos elementos da decoração, traz um ambiente clean e extremamente contemporâneo, se combinada a móveis escuros e também de alumínio complementam a decoração.

As opções são variadas: o acabamento pode ser brilhante ou fosco, sendo enorme a variedade de cores. Por essas razões – durabilidade, baixo custo de manutenção, e estética – as portas de alumínio valorizam e muito o imóvel.

Formatos de portas

Além dos formatos mais tradicionais, existem os que vem sendo muito adotados na decoração por serem ainda mais bonitos e fazerem um uso mais adequado do espaço. Trouxemos 3 modelos muito utilizados atualmente.

Portas pivotantes

Esse estilo de porta está em evidência. No sistema pivotante a folha gira em torno do próprio eixo, por isso, elas são indicadas para grandes ambientes, porque ocupam grande espaço e costumam chamar muita atenção – quanto maior, mais bonita.

Portas de correr

Ideal para espaços pequenos, as portas de correr têm a vantagem de contribuir para a otimização do espaço, servem como divisórias de ambientes, garantindo boa ventilação ou claridade, e podem dar diferentes toques a decoração – minimalista, moderna, estilo japonês, dobrável.

Portas francesas

Encontradas em várias versões, as portas de duas folhas, como também são chamadas, atendem a diversos tipos de ambientes, oferecem luminosidade e ventilação natural e maior espaço livre para passagem. São apresentadas sem ou com grades de proteção, sendo ideais para salas, salas de jantar, varandas, casas de campo.

Dicas essenciais para combinar as portas com a decoração

Aqui vão algumas dicas para não errar na combinação da decoração com a porta:

  • Personalize o lado interno da porta, seja com cor ou revestimento.
  • Madeira muito escura pode sobrecarregar o ambiente: se o piso e os moveis forem de madeira prefira portas em tons claros.
  • Para dar o devido destaque a porta sem roubar a atenção dos móveis, procure combinar com a cor dos pisos e paredes.
  • Se quer dar um toque despojado à porta, use uma cor vibrante, nesse caso é importante que os móveis sejam claros. Lembrando que é interessante que essa cor faça parte de outros objetos de decoração no resto do ambiente.

Gostou das nossas dicas? Confira em nosso blog outras tendências sobre decoração e aprenda a deixar sua casa mais bonita e aconchegante.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *