Escolher uma mesa de centro é uma das decisões de decoração mais importantes, mas muitas vezes esquecidas dentro de uma sala! Esses móveis, além de serem úteis, práticos e servirem como apoio, também podem ser peças chaves na decoração de um ambiente, deixando-o ainda mais estiloso.
Existe uma infinidade de modelos, formatos, cores, tamanhos e alturas. Justamente por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher a mesa de centro ideal para a sua casa.
Beleza é fundamental, mas nesse caso, não é tudo! Escolher o móvel errado pode fazer com que ele destoe de todo o resto da decoração ou não tenha o tamanho certo para o tamanho da sua sala.
Confira dicas para escolher a mesa de centro ideal que seja versátil e confira charme ao ambiente.
Escolhendo uma mesa de centro
Escolher a mesa de centro certa para o seu espaço depende muito das proporções – dimensões, folga e equilíbrio com outros elementos da sala. Geralmente, sua mesa de centro deve ter cerca de dois terços do comprimento do seu sofá.
A altura da mesa de centro deve estar alinhada com as almofadas do seu sofá e outros assentos para garantir que seja confortável e esteticamente equilibrada. Alguns centímetros mais curtos também funcionam bem.
Formatos de mesa de centro
Aqui estão as principais formas de mesa de centro para se escolher:
Mesas de centro ovais
As mesas de centro ovais são ótimas para equilibrar forma e função. Eles promovem o movimento e oferecem amplo espaço para guardar coisas em cima. Sem bordas afiadas, as mesas ovais são ótimas para casas com crianças.
Mesas de centro retangulares
As mesas de centro retangulares são mais modernas e oferecem a maior quantidade de espaço de superfície – o que é ótimo para inserir decorações.
Mesas de centro quadradas
As mesas de centro quadradas proporcionam uma aparência agradável e simétrica para sua sala. Elas são a forma de mesa de centro mais tradicionais.
Mesas de centro redondas
Uma mesa de centro redonda é, assim como a quadrada, uma das opções mais comuns de escolha. Assim como a oval, ela dá um certo movimento ao ambiente dependendo dos outros móveis.
Qual formato escolher?
Então, que tipo de mesa de centro é melhor para combinar com o seu sofá e a sua sala? Bem, depende de como são os seus móveis!
Se você tem um sofá horizontal padrão, você pode utilizar usar uma mesa de centro oval ou retangular. Se você tem um sofá em forma de L ou seccional, pode utilizar uma mesa de centro redonda ou quadrada.
Geralmente, a ideia é: compensar linhas e móveis retos com mesas arredondadas e vice-versa, criando um contraste entre os móveis.
Mas no universo da decoração não há regras e você pode ousar caso ache que o modelo da mesa funciona de alguma forma com o espaço da sua sala e formato do sofá!
Um exemplo é: se você tem crianças em casa, nem sempre dá para seguir a regrinha acima. Móveis arredondados sempre serão a opção mais segura a fim de evitar acidentes.
Cores, texturas e materiais
Se a sala for neutra, um toque de cor em sua mesa de centro pode servir como arte na sala. Um ponto de cor faz a diferença! As mesas de centro espelhadas também são opções criativas para dar um toque decorativo.
Quer uma opção super moderna com tampo espelhado? Conheça a Mesa de Centro Vancouver! Em conjunto, seu tampo em formato de bandeja espelhado é sinônimo de beleza e modernidade!
Já as mesas de centro de vidro ou com tampo de vidro são uma boa opção quando você deseja que o sofá chame mais atenção.
Mas nem por isso a mesa deve ficar apagada! Um exemplo é a Mesa de Centro Vigo, que é moderna e contem traços únicos em seu design inovador. Seu desenho trabalhado em formas geométricas o caracteriza como uma peça contemporânea para composição de um ambiente.
A textura também é uma camada muito importante em qualquer ambiente e uma bela mesa de centro de madeira ou pedra pode elevar a elegância da sala. Há também formatos orgânicos, como mesas rústicas em formato de tocos de árvores, que dão um ar mais natural para a sala.
A belíssima Mesa Semente Palha é um belo exemplo de mesa de formato não convencional, com características naturais e orgânicas:
No geral, as mesas de centro de madeira são uma ótima opção para casas de fazenda, e para quem quer uma sensação rústica e campestre em sua sala de estar.
Um exemplo é a mesa Antonella, que mesmo com seu design mais reto traduz toda a rusticidade da madeira.
As mesas de centro de mármore ou com vidro marmorizado também são uma opção clássica. Quer uma sala sofisticada? Então pode apostar nesse material. Abaixo, a Mesa Aurora que, com o tampo em vidro marmorizado, transforma completamente a decoração da sala.
Outras opções
Uma nova tendência de design de interiores são as mesas de centro conjuntas. São na verdade 2-3 mesas separadas, com alturas e tamanhos variados que se juntam perfeitamente para formar um conjunto de mesas de centro.
Móveis nesse estilo, como no caso do Conjunto Mesas de Centro Sigma, são ótimos para adicionar dimensões extras à sua sala de estar e dar um toque de modernidade.
Decoração
Por último, certifique-se de considerar como você deseja decorar a parte superior da sua mesa de centro antes de comprar uma.
Você quer exibir livros de mesa? Quer ter um álbum de fotos da família? Uma bandeja de mesa de café? Um vaso de flores? Uma vela?
As opções são inúmeras e vai do seu gosto pessoal!
As possibilidades são infinitas e é sempre divertido planejar o design com antecedência! Considere as cores que você deseja usar de antemão para garantir que tudo se encaixa perfeitamente.
Gostou do artigo? Esperamos que com as dicas seja mais fácil de escolher a mesa de centro para decorar perfeitamente o seu ambiente.
Em nosso blog temos outros artigos sobre decoração que vão te auxiliar a deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Confira!