Na hora de desenvolver um projeto de arquitetura corporativa, o objetivo vai além de criar um espaço visualmente atraente. O desenvolvimento passa por critérios como funcionalidade, estética alinhada às referências da marca e, sobretudo, ergonomia para o conforto e bem-estar de todos que utilizam o ambiente.
Portanto, a funcionalidade e ergonomia devem vir em primeiro plano, partindo do princípio de que é necessária uma compreensão detalhada das necessidades operacionais da empresa. Ou seja, cada espaço deve ser planejado para otimizar o fluxo de trabalho, garantindo que todas as áreas de circulação sejam amplas e que a disposição dos móveis facilite a rotina diária do local.
Mesmo porque a arquitetura corporativa nasceu a partir do momento em que se notou que o ambiente em que o colaborador se encontra tem total influência no seu desempenho.
- Ao levar praticidade e foco através de um ambiente planejado com móveis confortáveis, ergonômicos, somado a uma boa iluminação, o colaborador fica mais produtivo.
- Com ambientes mais confortáveis, a melhora na qualidade de vida das pessoas enquanto estão no trabalho é notável.
- Pessoas felizes e dispostas no ambiente de trabalho resultam em uma naturalização da colaboração entre elas.
- Um ambiente que entrega harmonia, conforto e funcionalidade se torna atrativo para que os colaboradores tenham vontade de ir ao trabalho, afinal, essas características aliviam a jornada de horas por dia de cada um.
Nesse sentido, a aposta em mobiliários ergonômicos, que não apenas proporcionem conforto, mas principalmente que previnam problemas de saúde a longo prazo, é essencial. Investir em cadeiras de alto padrão, por exemplo, pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença para quem passa horas sentado.
Uma boa sugestão é a Cadeira Executiva Devour, que traz o design office que o projeto merece. Destaque para os detalhes em metal que trazem toda a elegância e requinte.
Uma dica para ser o ponto de partida do projeto é definir o estilo arquitetônico. Muitas vezes essa definição pode vir do próprio cliente, mas caso isso não aconteça, inspirar-se nos estilos que foram usados em algum período da história é um bom começo.
Para tanto, voltar os olhos para a empresa é a melhor saída para identificar se é uma instituição moderna ou clássica, se está aberta para design mais inovadores ou se possui características mais tradicionais. Em uma conversa com o cliente é possível fazer essa pesquisa e iniciar a definição de algumas referências.
Com a orientação de modelos arquitetônicos fica mais fácil de segmentar as possibilidades, conforme o que dita cada estilo.
Estética deve refletir a identidade da marca
A partir daí, é possível pensar na estética da arquitetura corporativa – lembrando que é preciso que ela converse diretamente com a imagem que a empresa deseja transmitir. Alinhar o projeto às referências do cliente, incorporando elementos que tragam identidade e personalidade ao ambiente é essencial.
A escolha das cores e materiais, por exemplo, tem um papel importante nesse processo, visto que os tons neutros e sofisticados, como o cinza, o bege e o preto, tendem a criar uma sensação de elegância e profissionalismo, enquanto cores mais vibrantes podem ser utilizadas em pontos estratégicos para criar uma atmosfera de dinamismo e inovação.
Além disso, incluir móveis que são comumente usados em projetos domésticos é uma boa opção para deixar o espaço mais aconchegante e requintado, sem perder o tom de profissionalismo. Esta prática vem sendo uma grande tendência para trazer mais vida aos ambientes corporativos.
Nossa dica para atingir esse efeito é o Sofá Ruy que se destaca pelo desenho com traços orgânicos e naturalmente convidativos, proporcionando o toque de aconchego que mencionamos, ao mesmo tempo em que sua coloração neutra traz a seriedade que a decoração corporativa exige.
Não menospreze o poder de uma boa iluminação
A iluminação é outro aspecto vital que deve ser considerado desde os primeiros passos do projeto de arquitetura corporativa.
Embora a luz natural seja sempre muito bem-vinda, pois além de reduzir o consumo de energia, traz benefícios à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, ainda assim, a iluminação artificial deve ser planejada com cuidado.
A dica é fazer uso de luminárias e spots que criem um ambiente agradável e ao mesmo tempo sofisticado como essa sugestão da foto abaixo. A Luminária Aura é ideal para qualquer espaço, combinando modernidade com descrição.
Portanto, para espaços de reuniões e áreas de convivência em que o local precise transmitir acolhimento e conforto, aposte em uma iluminação mais quente e difusa. Já nas áreas de trabalho, uma luz mais fria e focada ajuda a aumentar a produtividade.
Para além da funcionalidade
Embora os móveis exerçam o papel de dar funcionalidade para um espaço, ainda assim, sua escolha vai ditar o tom de sofisticação do ambiente.
Ou seja, mobiliários de alto padrão e acabamentos de qualidade superior são investimentos que, além de trazer conforto e beleza ao ambiente, ainda agregam valor à imagem da empresa.
Optar por sofás de design diferenciado, mesas com acabamento em madeira nobre e cadeiras ergonômicas não são apenas objetos decorativos – eles se tornam parte da narrativa que a empresa deseja contar para seus colaboradores e clientes.
Além disso, os detalhes podem fazer toda a diferença em um projeto de arquitetura corporativa, visto que tapetes, almofadas e revestimentos de parede com acabamentos exclusivos trazem uma sensação de conforto e refinamento, transformando o ambiente em um espaço que inspira e acolhe.
Mais do que atender às expectativas estéticas, um bom projeto eleva a experiência de quem utiliza o espaço.
Móveis de luxo é com a Divina Haus
A Divina Haus, uma loja de mobiliário de alto padrão com forte atuação no e-commerce e com um showroom na cidade de Pato Branco, em Santa Catarina, é a melhor opção para quem está procurando por móveis de luxo que atendam às exigências da arquitetura corporativa.
A nossa proposta é proporcionar uma experiência única na compra de produtos sofisticados, mas que agreguem autenticidade para transformar seus projetos de arquitetura corporativa em um ambiente que una funcionalidade, estética e ergonomia.
Muitos dos nossos móveis permitem a personalização entre tecidos, cores, tamanhos e acabamentos que tornam a peça única – características essenciais para quem busca peças de luxo.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.