A sala de jantar é um dos ambientes mais valorizados na casa por ir além da função de refeição: ela simboliza acolhimento, convivência e estilo de vida. Em projetos sofisticados, esse espaço se torna uma verdadeira extensão da personalidade dos moradores.
Embora a mesa e as cadeiras sejam os protagonistas do espaço, há dois móveis que fazem toda a diferença na composição: o aparador e o buffet.
Visualmente parecidos, cada um tem sua função e características específicas e se você não sabe qual escolher para compor sua sala de jantar, neste artigo vamos explicar sobre esses mobiliários considerando estilo, medidas, funcionalidade e harmonia com o restante do ambiente.
As diferenças entre aparador e buffet
Ambos podem compor uma sala de jantar, mas suas funções são completamente diferentes, por isso, a escolha vai depender das suas necessidades, do espaço e de como eles serão utilizados.
O aparador para a sala de jantar, por exemplo, é um móvel estreito, com visual leve e função decorativa. É um tipo de mobiliário muito utilizado para servir, já que é ideal para apoiar objetos como bandejas com bebidas, mas também itens decorativos como vasos, castiçais e luminárias e até obras de arte ou espelhos, como este Aparador Line.

Enquanto o buffet é um móvel mais robusto, com compartimentos fechados como portas, gavetas e prateleiras. Seu principal papel é armazenar louças, talheres, copos e utensílios, mantendo o espaço organizado, como o Buffet Astra com Palha.

A escolha, a partir dessas características, fica entre a necessidade de ter mais espaço para armazenar itens ou a opção por uma estética mais clean. Se você já conta com armários suficientes para acomodar as porcelanas e cristais, a indicação pode ser pelo aparador que confere mais leveza para o ambiente.
Vantagens e desvantagens do aparador e buffet
Cada um tem suas vantagens e desvantagens e vai depender das suas necessidades a escolha por um.
O aparador, por exemplo, traz um visual mais leve e tem uma alta versatilidade decorativa, ou seja, combina com outros elementos e estilos. Além da sala de estar, o mobiliário pode ser utilizado em diversos cômodos, como no hall de entrada.
Um exemplo é o Aparador Nascar

Entretanto, se a função for para uma sala de jantar, cabe entender que sua capacidade de armazenamento é menor, pois geralmente não possui portas ou gavetas, sendo este o grande diferencial do buffet: grande capacidade para guardar itens.
Por isso, se é um hábito receber convidados com frequência, o buffet pode ser uma boa opção, já que confere praticidade, organização e beleza ao espaço. Sem contar que sua função pode ir além do armazenamento, já que permite ser usado como apoio para servir refeições e bebidas.
Veja como o Buffet Atlante Tampo Mármore deixa o ambiente luxuoso e funcional.

Por outro lado, é um mobiliário que ocupa mais espaço e exige atenção na proporção com a mesa e as cadeiras para não impactar na circulação.
Qual o tamanho ideal?
Por falar em espaço, é preciso entender que a escolha do móvel deve respeitar as proporções da parede e da mesa de jantar para que a sala de estar mantenha o equilíbrio visual e sua funcionalidade.
Portanto, para paredes de até 1,80m de largura os aparadores leves ou buffets compactos, de 30cm a 40cm, são os mais recomendados. Em paredes que têm até 2,50m, os buffets de até 45cm ou aparadores com gavetas, que também sigam essas medidas, são as opções mais certeiras.
Já para paredes que são acima de 2,50m de largura, os buffets amplos e sofisticados – que podem chegar até 50cm, são os mais indicados.
Vale lembrar que tanto o comprimento do aparador como do buffet deve ser entre 2/3 a ¾ do comprimento da mesa de jantar.
Como combinar o aparador ou buffet com o estilo de decoração?
Ambos são móveis com opções no mercado que combinam com diferentes estilos, mas alguns detalhes devem ser levados em consideração na hora de escolher.
O estilo clássico, por exemplo, pede sugestões com madeira entalhada e acabamentos nobres. São ideais para ambientes com decoração mais tradicional e imponente. Veja esses detalhes no Aparador Ziggy

Já o estilo contemporâneo pede um mobiliário de linhas retas, com acabamento fosco ou brilho moderado. É uma excelente combinação com mesas de jantar modernas e ambientes mais clean. A nossa indicação é este Aparador Vicenzo.

Enquanto o estilo industrial pede aparador ou buffet em madeira rústica, mas com metais aparentes. É perfeito para espaços integrados com uma proposta mais urbana e moderna. Veja este exemplo do Buffet Horizonte.

Em todos os casos é preciso ter em mente que o estilo do aparador ou buffet vai dialogar com a mesa e as cadeiras, criando uma unidade no design.
Encontre os melhores aparadores e buffet na Divina Haus
A Divina Haus, uma loja de mobiliário de alto padrão com forte atuação no e-commerce, conta com um showroom na cidade de Pato Branco, em Santa Catarina, e tem as melhores opções em aparadores e buffets para sua sala de jantar.
A nossa proposta é proporcionar uma experiência única na compra online de produtos sofisticados, mas que agreguem autenticidade para transformar sua casa em um ambiente cheio de estilo e muita qualidade.
Muitos dos nossos móveis permitem a personalização entre tecidos, cores, tamanhos e acabamentos que tornam o móvel único – características essenciais para quem busca peças de luxo para sala de jantar.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.