Como definir o tamanho da mesa de jantar

Definir o tamanho da mesa de jantar pode não ser tarefa fácil. É necessário pensar no espaço total disponível, e ainda levar em consideração o espaço para circulação ao redor da mesa e entre as cadeiras. O objetivo deve ser sempre criar um ambiente harmonioso e acolhedor. Isso influencia tanto na escolha do tamanho quanto do próprio formato da mesa.

Medidas certas

Para tornar o processo de decisão mais objetivo, trazemos a seguir as medidas ideais de uma mesa de jantar em relação ao tamanho do ambiente e em relação às próprias cadeiras.

  • Circulação

Para manter um bom espaço de circulação, a distância mínima entre a mesa e a parede ou móvel mais próximo deve ser de 90cm. Já a distância ideal é de 1,20m, caso você disponha de mais espaço em sua sala. Lembrando que essas medidas devem ser consideradas a partir da própria mesa, uma vez que já incluem o tamanho das cadeiras.

  • Entre cadeiras

O espaço entre as cadeiras deve considerar o mínimo necessário para que cada pessoa se acomode confortavelmente. Considerando o tamanho médio de um jogo americano, e acrescentando um pouco mais, o espaço mínimo para cada cadeira deve ser de 60cm. Lembre-se disso na hora de escolher o tamanho da mesa de jantar e das cadeiras.

  • Altura da mesa

Outro detalhe importante, que muitos esquecem, é considerar as medidas ideais de altura. A mesa deve ter entre 70 e 75cm de altura, para acomodar qualquer pessoa confortavelmente. Já a cadeira precisa ter entre 45 a 50cm de altura.

Tipos de mesa

Mesas retangulares, quadradas ou redondas, o que escolher? Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada uma.

  • Mesas retangulares

São as mais versáteis, conseguindo acomodar um maior número de pessoas mesmo em ambientes menos espaçosos. Podem ser encaixadas no centro do ambiente, ou encostadas na parede, e aceitam tanto cadeiras como bancos de vários lugares. Além disso, se tiverem o pé centralizado, também facilitam a inclusão de mais lugares confortavelmente.

Uma boa dica é a Mesa de Jantar Occasione abaixo, que mede 2,00×1,20m e acomoda 8 pessoas confortavelmente.

  • Mesas quadradas

As mesas quadradas precisam de um espaço maior do que as retangulares quando se pretende acomodar mais do que oito pessoas. Diferentemente das redondas, as pessoas podem ficar um pouco mais distantes em mesas quadradas, mas ao mesmo tempo há mais espaço para pratos e travessas, e é mais fácil de encaixá-la no ambiente.

  • Mesas redondas

Como dito anteriormente, as mesas redondas aproximam mais as pessoas do que as retangulares ou as quadradas. Porém, quanto maior for a mesa e a quantidade de lugares, mais espaço você precisará ter na sala para acomodá-la confortavelmente. Lembre-se sempre das indicações de medidas.

Pode ser mais delicado definir a quantidade de cadeiras ideal para uma mesa redonda. A dica é:

– 0,90m de diâmetro: 4 lugares;

– 1,10m de diâmetro: 5 lugares;

– 1,20m de diâmetro: 6 lugares;

– 1,40m de diâmetro: 8 lugares.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *