Como escolher tapetes para sala

O tapete é um excelente artigo de decoração por trazer a sensação de aconchego e unidade para qualquer ambiente. Na hora de escolher tapetes para sala de estar ou de jantar, é importante pensar com cuidado nas dimensões, disposição e material. Para não errar, confira agora nossas dicas!

Sala de estar

No caso de tapetes para sala de estar, o ideal é que o modelo envolva completamente o sofá, a mesa de centro e as poltronas. Isso delimita a área da sala de estar, e gera sensação de amplitude. Além disso, elimina-se a confusão visual entre os móveis, o tapete e o piso, criando-se um aspecto de unidade.

Já se você prefere tapetes menores, o ideal é que ele tenha pelo menos a largura do sofá e que chegue até mais ou menos a metade do sofá e dos demais móveis. Assim, o tapete continua delimitando a área da sala, mesmo sendo menor.

Se você já tem um tapete ainda menor e quer utilizá-lo na sala, você pode colocá-lo por cima de outro tapete maior e que seja neutro. Forma-se assim uma espécie de moldura para o tapete principal.

Quando você tem, por exemplo, sala de estar e de jantar no mesmo ambiente, pode utilizar tapetes para delimitar cada espaço. Eles não devem ser iguais, mas é interessante que tenham elementos em comum, como alguma cor, textura ou estampa.

Sala de jantar

Na sala de jantar, é interessante que o tapete ultrapasse pelo menos 70cm das dimensões da mesa. Essas medidas são importantes porque ajudam na movimentação das cadeiras.

Um exemplo é o Tapete em Tecido abaixo, que dá um bom espaço para uma mesa de seis lugares.

Nesse ambiente, tapetes retangulares harmonizam bem com mesas também retangulares ou ovais. Já os tapetes quadrados caem bem com mesas redondas ou quadradas. Aqui, também é importante escolher um modelo com material fácil de limpar.

Os tapetes redondos, por sua vez, costumam funcionar melhor em ambientes maiores. Isso porque o ideal é que os móveis fiquem dentro do espaço delimitado pelo tapete.

Quarto

Caso você queira adicionar um tapete no quarto, pode optar por um retangular no sentido contrário ao da cama, e que ultrapasse os limites do móvel. O espaço, além de ficar mais aconchegante, também se torna mais moderno com esse tipo de tapete e disposição.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *