A decoração high-low é um conceito que surgiu nas passarelas da moda dos anos 90 e tem ganhado adeptos no mundo do design de interiores. Basicamente, este tipo de decoração se baseia mesclando entre o novo e o antigo, o simples e o sofisticado, entre o moderno e o vintage, criando composições charmosas.
Outra vantagem da decoração high-low é que, ao mesclar estilos, os ambientes não ficam com a mesma cara, podendo manter o projeto por mais tempo sem que saturem com mais facilidade, ao contrário de decorações menos sofisticadas, por exemplo.
As peças high são as que têm alto valor agregado, como designs assinados ou obras de arte. Elas, por si só, dão ao ambiente uma composição requintada. Já os itens low dão um contraponto no aspecto sofisticado, ou seja, são peças mais básicas.
Geralmente são encontradas em antiquários, ferros-velhos, supermercados, entre outros, e não recebem grande valor quando são vistas de forma isolada, mas quando agregadas a outros móveis, dão charme e personalidade aos ambientes.
Equilíbrio é a palavra chave para o bom resultado
O princípio básico da decoração high-low é que as peças de design podem conversar perfeitamente com outras mais simples. Porém, por ser uma mescla de estilos, é importante manter o equilíbrio nas ideias e nos itens utilizados, desta maneira, o resultado será mais satisfatório e não corre o risco de o conceito perder o sentido.
Os elementos hig e low se combinam em qualquer situação, porém, é preciso encontrar um vínculo entre os objetos ou móveis. O ponto de partida pode ser o material ou a cor para encontrar esse equilíbrio, mas sempre pensando na composição geral e na personalização das peças low, que geralmente não têm muito valor.
Uma mesa lateral pode combinar tanto com um adorno de valor financeiro, tanto quanto um adorno de valor afetivo, por exemplo, como na foto abaixo, com mobiliário que você encontra no site da Divina Haus.
Um quarto pode ser decorado com uma cama mais sofisticada e uma cabeceira mais básica, além de uma mesa de família antiga. Isso é uma decoração high-low. Sem exageros, aplicar o conceito é partir da premissa de que menos é sempre mais.
Ressignificar elementos é ponto alto da decoração high-low
Muitos mobiliários são multifuncionais, aliás, esta é uma tendência de decoração para 2022. Mas no conceito high-low, ressignificar elementos ou móveis é uma das dicas.
Você pode trazer elementos que são usados na rua, como materiais para calçadas, portões, entre outros, e implementar na decoração, criando um novo móvel ou delimitações de ambientes. Você pode, também, utilizar móveis de maneiras diferentes das habituais, como por exemplo, um puff ser transformado em uma mesa de cabeceira de cama, como este modelo Isaac, da Divina Haus.
Aposte em plantas para a aplicação do conceito
Não tem erro. Usar as mais variadas plantas para compor um ambiente, associado com mobiliário sofisticado é certeiro para que o conceito high-low seja colocado em prática.
Além de dar mais frescor para sua casa, as plantas e flores são acessíveis e podem ser encontradas até mesmo em supermercados. Na foto abaixo você confere uma sugestão de decoração high-low com móveis da Divina Haus.
Lustres caem bem na decoração high-low
Os lustres são elementos bastante utilizados nas decorações high-low, porque mantêm uma pegada clássica e moderna. Atualmente é possível encontrar peças com uma boa variedade de preço.
São ótimos para fazerem parte da composição de salas de estar ou jantar, como na foto abaixo. A sala é composta por mobiliários sofisticados da Divina Haus.
Tons acinzentados ou brancos para paredes
As cores ou materiais de base podem ser um dos primeiros itens a ser escolhido para ambientação de um espaço que será utilizada a decoração high low. Os tons acinzentados ou brancos são ótimos para as paredes.
As cores mais acentuadas e os papéis de parede coloridos também estão em alta.
Dicas para não errar no conceito
– Use o bom senso. A mistura de muitos elementos pode gerar confusão
– Escolha bem os objetos de decoração. Os ambientes não devem ter muita informação visual
– Menos é mais. Poucas peças já garantem o efeito desejado
– Gaste na medida certa. Investir muito em peças high não vai garantir o melhor resultado
– Garimpe peças low. Geralmente supermercados, antiquários e ferros-velhos guardam verdadeiras relíquias.
– Diálogo sempre. Os elementos devem sempre conversar entre si. Nada de dar a impressão de que as peças foram colocadas ao acaso.
Quer mais dicas sobre decoração? Então visite o site da Divina Haus e fique por dentro de todas as novidades.