A escolha de estilos de móveis está diretamente ligada a gostos e modos de comportamento característicos de uma pessoa, por isso, não podemos falar sobre o tema, se não voltarmos o nosso olhar para o morador da casa.
Mais do que selecionar peças que combinem entre si, é necessário considerar as preferências e o estilo de vida de quem vive na casa, buscando traduzir a personalidade de cada um em ambientes únicos e inspiradores, sendo necessário a captação das particularidades de cada morador, para que o projeto de design possa oferecer uma combinação perfeita de estética, ergonomia, conforto e custo-benefício.
É um verdadeiro exercício de curadoria, visto que a seleção de estilos de móveis precisa ter referências de design, mas também deve entregar um toque cultural e originalidade no espaço, refletindo a identidade e o contexto dos moradores.
Estilos de móveis retratam a extensão da essência dos moradores
A identidade de um espaço é construída a partir de escolhas conscientes e alinhadas com o perfil dos moradores. Estética, funcionalidade, sustentabilidade e conforto formam a base para criar ambientes harmoniosos e autênticos, capazes de transformar a experiência de viver no espaço.
O mobiliário certo, portanto, não é apenas uma escolha decorativa, mas uma extensão da própria essência dos moradores e da narrativa que se deseja contar.
A estética é o que atrai o olhar e desperta emoções, portanto móveis quando bem escolhidos, agregam beleza e personalidade, integrando-se ao estilo do projeto, seja ele minimalista, contemporâneo ou clássico. Nesse sentido, é fundamental que a escolha do estilo de móveis dialogue com o gosto dos moradores e ofereça uma identidade visual marcante e coerente.
Já a funcionalidade é a garantia de que a peça tenha um propósito e que ele atenda às necessidades diárias de quem vive na casa. Além de otimizar o uso dos espaços, os móveis funcionais facilitam a rotina, tornando o ambiente prático, mas sem deixar de ser confortável. Ergonomia, durabilidade e versatilidade estão entre as características que devem compor móveis funcionais.
Somado ao design e funcionalidade, a sustentabilidade se tornou um critério essencial na escolha de mobiliários, já que cada vez mais pessoas estão preocupadas em fazer sua parte na contribuição com o meio ambiente. Nesse sentido, peças feitas a partir de materiais reciclados, com matéria-prima certificada, entre outras medidas, refletem o compromisso com o futuro.
Sem contar que móveis sustentáveis agregam valor ao projeto, alinhando totalmente a um estilo de vida mais responsável e consciente.
Entretanto, nenhum mobiliário cumpre seu papel se não for confortável. Afinal, é essa sensação de aconchego que transforma o espaço em um refúgio, onde os moradores se sentem acolhidos e à vontade para relaxar. Conforto é a base para que o espaço se torne verdadeiramente habitável e convidativo.
A importância de entender a funcionalidade de cada móvel
Cada móvel – e seus estilos – vai desempenhar uma função específica para o ambiente em que ele for pensado. Como, por exemplo, uma mesa de centro na sala de estar, tem como objetivo oferecer funcionalidade e estética para o espaço.
Geralmente a peça é posicionada em frente ao sofá e pode ser usada de apoio para bebidas, livros ou apenas ser utilizada como item da decoração da sala de estar. O design pode variar conforme o estilo dos moradores.
Um exemplo é essa Mesa de Centro Loretta que se constitui por formas sinuosas e elementos de proporções contrastantes, porém harmoniosas. Os detalhes em metal conferem o brilho necessário para a composição final.
Enquanto isso, a mesa de jantar tem um papel fundamental de socialização, seja em uma casa ou em locais corporativos e comerciais. O seu tamanho vai variar com o espaço dedicado para ela e a quantidade de pessoas que vão se sentar.
A Mesa de Jantar Heavy, por exemplo, traz modernidade e conforto em um único produto, e combinada com a Cadeira Hug e a Banqueta Hug, cria um ambiente contemporâneo e requintado.
A mesa de cabeceira, por sua vez, oferece conveniência e funcionalidade para o ambiente, seja para ser o suporte de uma luminária ou apoiador de livros e outros objetos.
O mais comum é ver essa peça posicionada ao lado da cama e são ótimas escolhas para complementar os estilos de móveis que já compõem o local. Como a Mesa de Cabeceira Michigan que possui um design diferenciado, destacando o valor da madeira na peça. Ideal para quem busca agregar o ambiente com sofisticação.
Cada um com seu estilo, os aparadores e buffets também são peças que vão compor um espaço de acordo com os gostos e comportamentos de quem vive na casa.
Além de trazer beleza, esse tipo de mobiliário, traz consigo a funcionalidade e organização dos espaços, já que é ótimo para ser usado como armazenamento adicional para utensílios como louça, talheres e toalhas.
E quer mais beleza que este Buffet Atlas? Uma peça que mistura a elegância com o compacto e gera o conforto merecido.
Divina Haus é a escolha para todos os estilos de móveis
Para que a escolha do estilo de móvel seja condizente com os anseios dos seus clientes, convidamos conhecer a Divina Haus. Somos uma loja de mobiliário de alto padrão com forte atuação no e-commerce, além de um showroom na cidade de Pato Branco, em Santa Catarina.
A nossa proposta é proporcionar uma experiência única na compra online de produtos sofisticados, mas que agreguem autenticidade para transformar a casa de seus clientes em ambientes cheios de estilo e qualidade.
Nossos móveis trazem todas as características de peças que representam uma estética refinada, funcional, que preza pela sustentabilidade sem abrir mão do conforto.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.