As luminárias na decoração do ambiente fazem toda a diferença em qualquer espaço. No entanto, sabemos que, apesar da luz natural ter vindo como uma forte tendência, a técnica não dispensa o uso de artigos desse tipo.
Além de deixar o ambiente mais agradável, a iluminação dos ambientes tem um impacto direto na produtividade de quem passa longos períodos no local e até mesmo nos níveis de energia e de humor. Por isso, pensar em todos os detalhes referente a luminosidade, tanto na etapa construtiva quanto na fase de decoração, é fundamental para garantir o bem-estar, conforto e sofisticação aos espaços.
E para auxiliar você a acrescentar os elementos certos nos seus cômodos, separamos dicas para você escolher e inserir a luminária perfeita para todos os seus ambientes. Acompanhe.
Para o Hall de Entrada
Nestes espaços, a sensação de aconchego deve permanecer. Dessa maneira, a iluminação deve ser mais suave, onde acrescentar luminárias ao lado ou em cima de aparadores, quadros e mesas pode trazer até mesmo mais sofisticação ao ambiente, junto com os demais objetos decorativos.
Para Cozinha
É muito importante que a iluminação da cozinha seja eficiente e clara. Neste caso, as luzes brancas são as mais adequadas para o ambiente, destacando pontos como bancadas, mesas e afins, dando a sensação que todo o espaço está iluminado. Com isso, as luminárias suspensas, lustres ou os leds embutidos são os mais recomendados.
Para Sala de Estar
Para proporcionar aquela sensação de conforto e leveza ao local, a iluminação deve ser mais clean e suave. Portanto, as mesas de centro e laterais, sofás e poltronas devem receber uma iluminação menos intensa. Além disso, investir em uma iluminação indireta, com luminárias de piso, pode ser uma excelente estratégia para deixar o ambiente mais elegante.
Para Sala de Jantar
O grande destaque desse ambiente é a mesa de jantar, por isso, uma boa iluminação em cima é indispensável. Com isso, os lustres podem ser a peça mais elegante a se incluir no espaço, porém, quando o ambiente for muito amplo, apostar nas luminárias para destacar os pontos auxiliares das laterais pode ser uma boa pedida.
Para Banheiros
A iluminação do banheiro deve ser mais geral, com um foco onde fica o espelho. Assim, como dica, fica a utilização de luz difusa ou indireta próxima ao espelho. Além deles, as luminárias e pendentes nas laterais também podem ser incluídas, dependendo do tamanho do espaço.
Para os Quartos
Estes ambientes são um dos mais fáceis de incluir as luminárias na decoração, já que pedem luzes indiretas e mais suaves. Portanto, a atenção nestes espaços é referente a cabeceira, que não deve ter uma luz direta, e o certo é incluir as luminárias nas laterais da cama, preferencialmente nas mesas de cabeceira. Quando possível, usar o dimmer para controlar a intensidade pode ser uma boa estratégia.
Os erros sobre a iluminação dos seus espaços que você não pode cometer
- Colocar luminárias pendentes em locais de passagem ou abertos
- Não criar uma iluminação secundária
- Não escolher iluminação certa para ornar com a decoração
- Esquecer do calor que as luzes podem gerar, causando um certo desconforto para quem permanece muito tempo no local
- Não levar em consideração a amplitude de ambientes
- Colocar iluminação em excesso ou em escassez nos espaços
A iluminação adequada de todos os espaços da casa é muito importante para que todos se sintam bem e à vontade no local, além de garantir conforto e sofisticação a cada ambiente. Sendo assim, saber escolher e encaixar as luminárias na decoração é o que fará a grande diferença em cada ambiente.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e recebendo dicas exclusivas de decoração. Não deixe de conferir também a nossa loja virtual com vários móveis e artigos de decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e luxuosa.