Discreto, refinado e cheio de camadas de história, o estilo Old Money ressurge no universo da arquitetura e no design de interiores como um convite ao luxo silencioso, à sofisticação que não precisa chamar atenção, e à valorização daquilo que é feito para durar.
Esse visual que evoca heranças de família, tradição e uma elegância sem ostentação ganhou uma nova leitura, mais alinhada aos tempos atuais, chamada de Quiet Luxury. E, ainda que ambos compartilhem valores como qualidade, discrição e atemporalidade, o Old Money mantém uma identidade muito própria, marcada por ambientes acolhedores, o uso de materiais nobres na decoração, somado a referências clássicas e um certo ar de mundo antigo cuidadosamente preservado.
Neste artigo vamos explorar o estilo Old Money e descobrir como é possível traduzi-lo em projetos contemporâneos que falam de permanência, bom gosto e conforto.
A história o estilo Old Money
Fugindo das tendências, o Old Money é um estilo pautado pela tradição, qualidade e fineza. A sua história com a decoração tem como inspiração as elites tradicionais de períodos como o vitoriano e a Belle Époque, um tempo de prosperidade e efervescência cultural.
Suas principais características são o uso de materiais nobres, móveis de design clássico e tons neutros que contribuem para criar ambientes mais atemporais, confortáveis e requintes, transcendendo as tendências passageiras.
Sua tradução literal é dinheiro velho, que se refere a fortunas antigas, herdadas por gerações e não conquistadas pelo próprio esforço e, por conta disso, não se ostenta a riqueza, pelo contrário, o estilo prioriza um luxo discreto e clássico.
Além do uso de móveis e itens de qualidade e alto padrão, com design tradicional e de linhas clássicas, esse estilo valoriza peças que atravessam gerações para reforçar a ideia de legado familiar.
Por isso, é tão comum o uso de materiais nobres que têm como característica a durabilidade e a alta qualidade. Alguns exemplos são a madeira maciça, o mármore, o couro e tecidos luxuosos como veludo, seda, lã e caxemira.
Como esta mesa de apoio da Divina Haus: Mesa Auxiliar Mary

E a Poltrona Emy:

Além de peças no mobiliário, o estilo Old Money contempla itens de arte em sua decoração, como obras clássicas, retratos, paisagens e gravuras antigas, bem como molduras mais ornamentadas e peças de design exclusivo. Essas opções dão ainda mais profundidade e história para os ambientes.
Não é por menos que a proposta acaba gerando uma conexão com o passado, criando um senso de história e pertencimento, com espaços que dão a sensação de sempre terem existido e não apenas seguindo tendências e modismos.
Mas tudo isso não deixa o ambiente menos confortável, pelo contrário, uma das características do estilo Old Money é justamente o bem-estar dos seus moradores, por isso os espaços precisam ser acolhedores e refletirem um estilo de vida tranquilo.
Old Money é o estilo para quem aprova requinte e sofisticação na medida
Pessoas que buscam requinte e sofisticação, mas sem ostentação devem conhecer o estilo Old Money, já que ele traz essas características em suas propostas. Dentre as principais vantagens, podemos elencar:
Estética atemporal e longevidade
Por seguir uma estética clássica e atemporal, o estilo Old Money não traz uma decoração que fica datada com o passar dos anos. Além de manter o conforto, sem perder a sofisticação por muito tempo, ainda não existe a necessidade de reformulações frequentes, por não estar mais dentro das tendências. Trata-se de um investimento duradouro.
Valorização dos materiais e acabamentos
Como esse estilo valoriza o uso de materiais nobres, como citamos, mais do que a durabilidade, eles agregam valor real ao ambiente, com escolhas resistentes ao tempo e ao uso, tornando o investimento inteligente, focado em qualidade, que vale mais do que apenas a aparência.
Como esta Cadeira Amelie:

E esta Mesa de Jantar Giullia:

Sofisticação discreta e elegância natural
A sofisticação do Old Money é transmitida de forma sutil e não ostentativa. O bom gosto e o refinamento podem ser vistos nas escolhas clássicas e coerentes, sem excessos. Portanto, o ambiente fica elegante sem parecer que foi forçado para isso.
Equilíbrio com o contemporâneo
Sabemos que uma das preocupações é que o projeto pareça antigo e pesado, mas incorporando elementos contemporâneos de maneira estratégica, como luminárias de design e mobiliários com linhas mais limpas, é possível trazer a atualidade para os ambientes, sem deixar de lado a essência clássica.
Como a Luminária Fulô:

Personalização e exclusividade
Um dos grandes diferenciais do estilo Old Money é uma curadoria mais personalizada, já que as peças contam histórias ou têm valor simbólico. Com isso, o morador cria um senso de identidade e exclusividade com o ambiente, já que não segue modismos, se destacando como único.
Mais aplicações:
A sala de estar é um dos pontos principais da casa, se tornando um excelente ambiente para reproduzir o estilo Old Money e mostrar toda a sua personalidade nos seus projetos decorativos.
Uma dica é o Sofá Tabira:

E o Sofá Otopeni:

Quem podem ser combinados com a Mesa de Centro Stone para um ambiente ainda mais incrível!

Conte com a Divina Haus para o seu projeto Old Money
A Divina Haus, uma loja de mobiliário de luxo com forte atuação no e-commerce e com um showroom na cidade de Pato Branco, em Santa Catarina, é a melhor opção para seu projeto Old Money, já que conta com um acervo de móveis clássicos contemporâneos.
A nossa proposta é proporcionar uma experiência única na compra de produtos sofisticados, mas que agreguem conforto, para transformar seus projetos em propostas que unam o luxo discreto, sem perder o aconchego.
Muitos dos nossos móveis permitem a personalização entre tecidos, cores, tamanhos e acabamentos que tornam a peça única, características essenciais para quem busca peças de luxo. Além disso, entregamos as peças dentro do prazo determinado na data da compra com a máxima qualidade.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.