6 dicas para usar estampas na decoração

As estampas são ótimas para alegrar e trazer mais criatividade para os ambientes. No entanto, sempre surgem dúvidas sobre como harmonizar com cores e até mesmo com outras estampas, seja na hora de escolher um sofá estampado ou outros móveis, o papel de parede e até outros detalhes da decoração. Continue com a gente e aprenda 6 dicas para combinar estampas e tornar seu ambiente cheio de personalidade!

1 – ESCOLHA UMA COR DOMINANTE

Uma dica para facilitar sua vida na hora de decorar sua casa é escolher uma cor principal, e coordenar as cores e estampas de acordo com ela. Isso torna a harmonização mais fácil, e permite inclusive o uso de diferentes estampas sem tornar o ambiente rebuscado.

Dessa forma você pode escolher as estampas, objetos, tapetes, cortinas a partir de uma cor base. Uma dica interessante nesse caso é trabalhar com diferentes tons da mesma cor, o que pode tornar sua decoração ainda mais criativa.

2 – DECORE A PARTIR DE BASES NEUTRAS

Da mesma forma, escolhendo tons de base mais neutros, o efeito da estampa é fortalecido de maneira harmoniosa. Isso permite que você brinque mais com os diferentes desenhos e tonalidades nas estampas, nesse caso, a criatividade da decoração fica a cargo das estampas, por isso, abuse das estampas na cortina, almofadas e tapetes!

3 – APOSTE NOS MÓVEIS ESTAMPADOS

Uma boa opção é ousar e escolher móveis estampados, que quebrarão a monotonia do ambiente. Nesse caso, uma alternativa é utilizar o sofá estampado na decoração.

Uma excelente opção para decorações mais ousadas é formar um mix de estampas a partir do sofá, optando por objetos, como almofadas, em tons neutros e pastéis que ajudam a equilibrar o ambiente.

Para quem não quer um efeito tão ousado, ou teme enjoar rapidamente, uma ideia que está em alta é a de cadeiras e poltronas estampadas. Elas permitem uma harmonização mais fácil com o restante do ambiente.

Na imagem acima, a cor base da estampa é a mesma do sofá, o que facilita e gera um efeito mais sóbrio. Já abaixo, as cores e estampas ajudam a tornar o ambiente mais alegre e criativo.

4 – USE E ABUSE DO PAPEL DE PAREDE

Com papéis de parede, também é possível criar um mix de estampas – como por exemplo listras e florais, ou listras e xadrez. A dica para não errar, no entanto, continua sendo a harmonização de cores com os móveis e o restante do ambiente.

Procure seguir uma paleta de cores ou, ainda, se preferir ousar na decoração, aposte em um papel de parede neutro e busque elementos com cores mais fortes para decoração. Papéis de parede com estampas geométricas trazem um ar muito mais contemporâneo ao ambiente. Estampas metálicas e texturas também podem deixar sua decoração muito charmosa.

5 – EXPLORE O POTENCIAL DOS TAPETES

O tapete é um item de decoração atemporal e que cabe em qualquer estilo. Os tapetes estampados são uma ótima pedida porque podem ser o diferencial entre um ambiente monótono e um dinâmico. Se acha que sua sala está muito fria ou neutra, aposte em um tapete estampado para trazer mais vida ao ambiente.

6 – COMBINE LISTRAS

Uma boa dica para quem está começando é dar preferência às listras. Elas são como estampas coringa, que combinam com qualquer outro tipo de padrão, principalmente se o tom de base for o mesmo.

Outra dica é, ao combinar diferentes listras, fazer com que elas tenham o mesmo sentido para gerar harmonia.

É interessante começar aos poucos, brincando com almofadas, mantas, tapetes ou cortinas. Depois, comece a arriscar mais e procure tecidos estampados para sofá, por exemplo. Assim, você poderá se adaptar e aprender na prática as melhores combinações.

Agora você já pode decorar sua casa usando e abusando das estampas! Além de muito mais personalidade, as estampas tornam seus ambientes criativos e descontraídos! Que tal começar hoje mesmo a colocar nossas dicas em prática? Aproveite mais dicas assinando nossa newsletter e receba materiais ricos para ficar por dentro das últimas tendências!

Compartilhar é se importar!

(Visited 148 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *