Os móveis e objetos estofados possuem um papel importante na decoração. Com isso, dentre as opções mais usadas, as almofadas, quase sempre, estão presentes em salas, quartos e até nos espaços de lazer da área externa – e, nestes casos, precisam de ainda mais cuidados.
Como ficam sempre expostas ao contato de pessoas e, às vezes, ao vento, sol, etc., para manter a qualidade e a limpezas das almofadas, alguns cuidados importantíssimos devem ser mantidos, assim como a atenção ao escolher certo o produto de limpeza específico para o tecido que as revestem.
Por esse motivo, separamos dicas para você, primeiramente, escolher certo e depois cuidar melhor das suas almofadas (ou até mesmo de outros objetos estofados), para mantê-las sempre bonitas e limpinhas.
1# Cuidado na hora da escolha
Antes de mais nada, ao ter almofadas na decoração, é preciso ter cuidado na escolha para que sejam adequadas para cada ambiente. Por exemplo, para espaços internos, a escolha pode ser mais livre, dando preferência para cores que irão combinar com o local. Entretanto, para os espaços externos ou para espaços em que elas ficarão no chão ou mais expostas a poeira, optar por cores mais escuras e de modelos com zíper para facilitar a lavagem pode ser uma escolha mais inteligente.
Além disso, para ambas as situações, os tecidos resistentes aumentam a durabilidade da peça e tornam o custo-benefício ainda maior. Os mais usados para a fabricação de almofadas são: Oxford, Suede, Algodão, Cetim, Gorgurão, Jacquard, Tricoline, Couro Sintético, Pelúcia (mais usado em quartos).
2# Cuidados essenciais
Com os tecidos…
- Para as almofadas de algodão ou sarja natural: para a lavagem, água e sabão neutro. Podem até ser lavadas na máquina, mas a secagem deve ser na secadora ou na sombra para não danificar o tecido.
- Para as de couro sintético: são mais práticas quando o assunto é limpeza. Para elas, basta passar um pano umedecido com água com álcool e deixá-las secar na sombra.
- Almofadas com tecido sintético: por serem mais delicadas, a preferência seria lavá-las a mão e quando for preciso usar a máquina, ajustar para roupas delicadas. Caso seja necessário passar a ferro a peça, o ideal é colocar uma proteção por cima ou virá-la do lado avesso para evitar danos na textura ou manchas.
- Peles sintéticas ou pelúcia: para este tipo de material os cuidados devem ser ainda maiores, de preferência, lavados a mão com água e sabão neutro. A secagem também deve ser na sombra para não danificar.
Para as almofadas que ficam na área externa…
Já para aquelas peças que ficam na área externa, além dos cuidados com a lavagem que mencionamos acima, existem alguns truques que podem aumentar a sua durabilidade e até manter sua boa aparência por mais tempo:
- Optar por tecidos resistentes e próprios para o ambiente é o ideal, mas em situações que não é possível, usar spray de silicone pode ser uma opção. O produto próprio para almofadas, pode deixar a peça impermeável, ajudando manter o bolor e o mofo longe do acessório decorativo.
- Uma outra maneira de proteger as peças da área externa é cobrindo-as com capas de plástico transparente. Existem modelos inclusive que já vem com a opção, podendo ser usadas nos períodos mais chuvosos em que elas podem ficar mais expostas às mudanças repentinas do clima.
- Nos dias de chuvas, sempre que for possível, retirá-las e colocá-las longe da umidade pode ser uma excelente opção, bem como a limpeza feita periodicamente.
Falamos muito sobre a melhor forma de preservar e manter a boa aparência das almofadas dos seus ambientes. E, caso você queira mais ideias para acrescentar mais peças na sua decoração, confira abaixo mais algumas inspirações!
Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog e conferindo dicas de decoração e preservação dos seus móveis e objetos.