Como preservar os móveis da área externa

Você sabe como preservar e aumentar a vida útil do seu móvel? Quando pensamos nos móveis da nossa área externa, a primeira preocupação, além da beleza, é a preservação. Eles ficam expostos ao sol, chuvas e ao frio. Hoje, existem móveis próprios para áreas externas, preparados para resistir e enfrentar mudanças climáticas.  Para aumentar a conservação, além da matéria prima adequada, é preciso alguns cuidados específicos.  

Atualmente, uma das melhores opções para uso ao ar livre é o alumínio. Seu material leve e maleável não exige muito cuidado, é fácil de manter, além de poder ser pintado em diversas cores.

Outra excelente opção é a madeira. Existem variadas cores e tipos de madeiras adequadas para áreas abertas. Além de ser um material de fácil limpeza, se bem conservada pode durar mais de 20 anos, e basta uma camada acrílica aplicada na superfície para garantir ainda mais resistência.

Existem muitas, e belíssimas opções de móveis em fibra sintética. Geralmente, ela é produzida em plástico, o que a torna mais resistente a alterações climáticas.

Para móveis externos estofados, a melhor opção de tecido é o Acqua Block, que além de impermeável, é muito resistente ao calor, apresentando secagem rápida e maior durabilidade em relação aos outros tecidos.

Confira agora 3 dicas de como preservar os móveis da sua área externa!

  1. Limpeza dos móveis externos

O uso de produtos inadequados na hora da limpeza dos móveis pode diminuir sua durabilidade.

Móveis em fibra sintética devem ser lavados com água, sabão neutro e esponja macia, de preferência semanalmente, já que estão expostos a poeira diariamente.

Se o móvel é de alumínio, procure passar cera ou silicone por todo o móvel, retirando o excesso e dando brilho com um pano limpo, seco e macio. Isso impede o aparecimento de manchas.

Para móveis de madeira recomendamos que a limpeza seja feita diariamente, use um pano limpo e úmido para tirar o excesso de poeira. Evite água diretamente no móvel, ainda que ele seja envernizado.

  • Lembre-se de fazer a manutenção

A falta de manutenção cotidiana é um dos principais fatores que levam à degradação dos móveis de áreas externas. Por isso, faça manutenções regulares:

  • Aperte parafusos e dobradiças
  • Cheque o tecido do estofado
  • Mude o lado das almofadas para evitar o desgaste apenas de um lado
  • Verifique se o material está bem conservado
  • Aplique verniz aos móveis de madeira uma vez por ano (caso eles sejam envernizados).
  • Cobrir a mobília

O inverno ou o período de chuvas chegaram e você não está usando sua área externa com tanta frequência? Em casos como esses, uma medida bem simples de conservação seria cobrir as peças ou colocá-las debaixo de áreas cobertas.

Não tem porque deixar os móveis que não estão sendo utilizados expostos ao sol, frio ou chuvas atoa, portanto, se mudá-los para um local coberto não for uma opção, coloque uma capa impermeável sobre os móveis. Isso traz uma enorme conservação para seu móvel e evita o desgaste desnecessário. Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog. Lá você encontra dicas exclusivas de design, decoração e cuidados, para transformar sua casa em um ambiente personalizado, completo e cheio de estilo.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *