Área Gourmet

5 dicas para uma área gourmet moderna e funcional

A área gourmet tem se tornado o centro das atenções tanto de casas, quanto de apartamentos, principalmente por ser um espaço que oferece conforto, lazer e também momentos de relaxamento. Desde o início da pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a valorizar cada cantinho da casa, e não seria diferente com este ambiente.

Afinal, é na área gourmet que a família se reúne para receber amigos e familiares para um jantar, café ou até para uma confraternização. Embora seja um ambiente que permite seguir várias linhas de decoração, é preciso partir da premissa de que o espaço tem que ser aconchegante e confortável.

Além disso, a área gourmet, como já falamos acima, é um espaço que, na maioria das vezes, é utilizado para fazer refeições e também para cozinhar, portanto, precisa ser funcional. A seguir, listamos cinco dicas de como ter um ambiente moderno, sem perder sua funcionalidade.

Tenha espaços livres na área gourmet

Receber pessoas será uma das funções destinadas para a área gourmet, portanto, é preciso deixar espaços livres para não comprometer a circulação. Os assentos, por exemplo, são ótimos projetos funcionais, afinal, é preciso ter cadeiras, bancos e poltronas para acomodar os visitantes.

Uma das soluções são assentos que podem ficar embaixo de bancadas ou mesas quando não estão sendo utilizados. As opções compactas são as ideais pois além de não deixarem o conforto de lado, ainda cabem em qualquer espaço.

Como a Poltrona Entrelaço da Divina Haus, que tem um estilo despojado e único. Ela é fabricada com estrutura de alumínio e revestida em fibra sintética.

Uma outra dica é a utilização de móveis versáteis, ou seja, que podem ter mais do que uma função. Alguns pufes ou bancos são ótimos para sentar, mas também funcionam como pequenas mesas e apoios laterais.

O Puff Seat Garden Viena é uma excelente opção multifuncional. Com uma proposta alternativa, elegante e moderna, a peça integra-se facilmente em espaços modernos e versáteis.

Aposte em revestimentos e móveis que sejam fáceis de limpar

A área gourmet é um dos ambientes que acumula muita gordura e poeira, portanto, é essencial que seja um espaço com revestimentos e móveis fáceis de limpar. Escolher materiais impermeáveis e antiaderentes é essencial.

As bancadas, por exemplo, podem ser feitas de azulejos ou cerâmica. Já as paredes podem receber tijolos à vista que são fáceis de limpar e ainda camuflam a sujeira. Os pisos também merecem atenção – opte por porcelanato ou lajotas.

Os móveis que vão compor a área gourmet também merecem atenção. Escolha por peças que sejam revestidas por tecidos lisos que ajudam a não proliferar a sujeira e permitem a higienização com facilidade, como é o caso da Poltrona Pierce e da Mesa de Centro Fuji.

Escolha por materiais que sejam resistentes às mudanças climáticas

Muitas áreas gourmet são feitas em ambientes externos das casas, portanto, precisam ser compostas por materiais e móveis resistentes às mudanças climáticas.

Os pisos e revestimentos como porcelanatos e cerâmicas, por exemplo, são ótimas opções por serem resistentes a sol e chuva, sem contar que são fáceis de limpar.

Os móveis também devem seguir a linha de resistência às ações climáticas. A Divina Haus conta com um catálogo de móveis próprios para a área externa como a Espreguiçadeira Station, que tem a estrutura em alumínio e é revestida com fibra sintética.

Se a sua área gourmet é em um espaço aberto, vale pensar em isolá-la de alguma forma. As cortinas de vidro são as mais utilizadas, porque além de deixarem o ambiente moderno e bonito, também fazem a proteção do ambiente, permitindo que seja utilizado durante todas as estações.

Defina o estilo de decoração da sua área gourmet

Como já falamos anteriormente, a área gourmet permite seguir várias linhas de decoração, portanto, é importante que a escolha seja feita para encontrar os materiais e móveis certos, que combinem com o estilo, mas que também sejam funcionais.

Se o seu gosto é para uma decoração mais rústica, a madeira é o material mais utilizado para este estilo, tanto nos acabamentos, quanto nos móveis.

Para ter um espaço rústico e funcional, você pode escolher por ladrilhos hidráulicos e porcelanatos que imitem madeiras ou pedras, por exemplo.

Já nos móveis, a madeira pode ser utilizada em uma mesa ou na estrutura de cadeiras e poltronas. A mesa de Centro Recinto  da Divina Haus.

A alvenaria também é outro ponto que não pode ficar de fora. Seja nas paredes ou na churrasqueira, ela sempre traz rusticidade e aconchego para a área gourmet.

Agora, se você gosta de uma decoração mais moderna, a principal tendência é o minimalismo que permite a mistura de vidro, madeira e aço, tanto em revestimentos como em móveis.

A poltrona Pinha tem um design moderno e despojado, tendo como principal característica seu espaço e conforto, sendo perfeita para compor um ambiente para relaxar e fugir do estresse diário.

Outra dica é brincar com a mistura de cores neutras com uma cor forte predominante. O preto é outro tom que traz modernidade para o ambiente. Peças em mármore preto, além de lindas, disfarçam o queimado e a sujeira.

Itens que não podem faltar na sua área gourmet

Até aqui mostramos os itens básicos e necessários que compõem uma área gourmet, mas você pode dar um toque especial investindo em alguns acessórios.

Uma chopeira, por exemplo, vai garantir mais diversão e versatilidade para o seu espaço. A peça pode ser fixada no balcão que facilita o acesso para quem adora um bom chope.

Já falamos por aqui o quanto a área gourmet é um ambiente de encontro e confraternização não é mesmo? Então outro item que vai deixar o espaço ainda mais especial é um home theater, afinal, um som ambiente faz toda a diferença.

Além da churrasqueira, a dica é acoplar um forno de pizza que não ocupa muito espaço e é uma excelente pedida para noites frias e encontros mais intimistas.

Se a sua área gourmet é em um espaço fechado, é importante pensar na instalação de um ar condicionado que cuidará do conforto térmico do ambiente.

Uma adega climatizada também é um item que faz toda a diferença para o lugar da casa já que garante que a bebida da noite esteja em perfeitas condições.

Se você gosta de plantas, a área gourmet permite o cultivo de uma horta que pode ser utilizada para fins gastronômicos ou apenas para deixar o espaço ainda mais atraente visualmente.

Por fim, mas não menos importante, os lustres são peças que de um jeito simples faz uma decoração incrível em área gourmet, independente do estilo de decoração que optou por seguir.

Quer mais dicas de como explorar esse tipo de espaço? Então leia o nosso artigo: Explorando a decoração de varanda e espaço gourmet.

Para se inspirar ainda mais no planejamento da sua área gourmet, confira todas as opções da Divina Haus.

Leia mais

Escritório no quarto: saiba como conciliar conforto e produtividade

Explorando a decoração de varanda e espaço gourmet

Como harmonizar a decoração da sua casa utilizando cores vibrantes

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Tendências de Decoração para 2021

Tendências de decoração para 2021 ultrapassam o quesito de apenas beleza e elegância. Pois, além disso, elas vêm para trazer funcionalidade, leveza, bem-estar e aconchego a cada

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.