Tudo sobre Kokedama e como usar na decoração

Você conhece o Kokedama? De origem japonesa, o Kokedama é uma arte oriental que cultiva plantas sem vasos, em pequenos arranjos de musgo. A técnica surgiu como uma alternativa mais ao bonsai e acabou ganhando fama pela sua beleza e versatilidade.

Seja no seu jardim, na decoração interna da sua casa, na sua área externa, essa técnica milenar garante arranjos encantadores e muito fáceis de cuidar.  Vamos aprender como utiliza-lo na decoração?

Que plantas posso utilizar?

Para fazer um Kokedama você vai precisar de uma planta, pedrinhas, musgo de turfa, argila, musgo de folha, cordel de linha para a amarração, pode ser sisal, fio de rami, nylon, fios de algodão, barbantes, o que você preferir.

Algumas espécies de suculentas se adaptam muito bem, assim como plantas com grandes folhagens, como marantas, alocásias, que também são ótimas opções. As orquídeas costumam ser muito utilizadas e ficam incríveis. As opções são inúmeras, você também pode plantar samambaias, plantas florais, silvestres, aromáticas, e até bonsais. Para os arranjos internos, é importante optar por plantas que se adaptem dentro de casa, como o lírio da paz.

Quais são os cuidados?

Como toda planta, elas devem ser regadas adequadamente, com atenção especial para o musgo, que é o que dá vida a planta. Para isso, a bolinha de musgo pode ser mergulhada na água até que comece a sair bolhas do seu interior, isso significa que ele absorveu a quantidade necessária de água. No inverno rega-se uma vez a cada duas semanas, enquanto no verão são necessárias duas regas por semana.

Os cuidados poderão variar conforme a espécie da planta, portanto, a incidência de sol e tempo de rega varia conforme cada planta, no entanto, é importante colocar a plantinha em um ambiente com muita luz.


Como usar na decoração

Além da variedade de plantas que podem compor os arranjos, essa técnica é muito democrática, assim como qualquer planta, eles podem ser utilizados em qualquer lugar e de muitas formas diferentes. Além de pendurados formando um jardim vertical, o arranjo com kokedama pode ser colocado sobre suportes de ferro ou madeira, em vasos pendentes, em pratinhos sobre sua mesinha de centro ou nas janelas. Você pode pendura-los em sua área externa para trazer ainda mais beleza e requinte ao ambiente.

Os kokedamas acabam com a monotonia dos ambientes, além de trazer frescor e, inclusive, podendo servir como aromatizadores de ambiente, como é o caso do alecrim. O tipo de estrutura em que será colocado e, principalmente, a amarração ajuda a dar ainda destaque ao arranjo.

Quer aprender como utiliza-los na decoração? Vamos lá! Os arranjos de kokedamas ficam lindos no quarto sobre o criado mudo e próximo a janela. 

O uso das Kokedamas também pode dar mais vida aos ambientes, além de serem uma solução muito criativa para decorar espaços menores, sendo utilizados de forma suspensa para aproveitar melhor o espaço.

Espécies de tamanhos pequenos, como suculentas ou plantas aromatizantes, em arranjos menores podem trazer muita delicadeza ao ambiente.

O kokedama suspenso na sua sala de estar ou em estrutura metálica resultam em um aspecto minimalista, além de trazer delicadeza, leveza e elegância ao ambiente.

Além do maravilhoso resultado, a versatilidade dessa técnica oriental possibilita o cultivo das mais diversas espécies de plantas, desde ervas até plantas ornamentais. É claro que algumas espécies demandam mais cuidado, ainda assim, o resultado é uma decoração cheia de vida, que traz frescor, alegria e é muito prática.

Agora você já pode inserir o Kokedama na sua decoração! Mas que tal um cantinho na sua área externa personalizado por você? Baixe nosso ebook Paisagismo: ideias sensacionais para sua área externa e decore seu cantinho do seu jeito!

Continue nos acompanhando! Aqui na Divina Haus você encontra dicas exclusivas de design, decoração e paisagismo para transformar sua casa em um ambiente personalizado, completo e cheio de estilo.


Compartilhar é se importar!

2 Replies to “Tudo sobre Kokedama e como usar na decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *