Decoração ao ar livre

Guia de decoração Divina Haus para espaços ao ar livre

Costumamos destinar um esforço bem grande para a decoração dos espaços internos, mas não podemos deixar de pensar na decoração dos espaços ao ar livre. A área externa da casa também pede por uma soluções aconchegantes, servindo como um ambiente propício para momentos de descanso ou lazer.

No entanto, diferente do ambiente interno, o ambiente externo sugere uma decoração que se relacione com a natureza ao seu redor. O espaço interno, por exemplo, pode ser mais moderno e contemporâneo, mas os ambientes ao ar livre geralmente contam com elementos mais naturais e fluídos, seguindo estilos de decoração geralmente tropicais, náuticos ou rústicos.

São exemplos de móveis para área externa mesas de apoio, cadeiras, poltronas, puffs, gaveteiros, espreguiçadeiras, redes, aparadores, dentre outros. Basicamente, tudo aquilo que você usa para decorar a sua sala de estar, só que dessa vez ao ar livre.

Justamente por serem abertos, os espaços como jardins, varandas e áreas com piscina estão mais expostos ao clima. Portanto, é preciso escolher materiais e mobiliários que se adequem a isso.

As dicas que vamos dar ao longo desse artigo são os complementos, como móveis, mas o principal toque da área externa deve ser a natureza. Jardins, jardins verticais, pequenas hortas, tudo isso dá o tom de verde necessário para deixar o ambiente mais bonito.

Material ideal

Como já foi dito, todos os móveis e materiais devem suportar situações climáticas como chuva, frio, calor, sol e vento.

Em todos os casos, a matéria-prima dos produtos deve garantir que, quando expostos a essas alterações climáticas, não sejam danificados.

Dentre os materiais indicados, estão:

Alumínio, por ser mais leve, fácil de limpar, resistente e durável. Outro material parecido, que é leve e fácil de limpar, é o polipropileno (plástico), desde que com tratamento contra radiação ultravioleta.

Já á madeira é uma excelente escolha para quem deseja algo rústico e aconchegante. No entanto, é preciso averiguar se a madeira já vem tratada de fábrica. Caso não, é preciso aplicar uma camada de proteção com seladores. Importante também que os móveis sejam imperbeabilizados com verniz ou tintas resistentes ao sol e água a cada seis meses.

Outra opção são os móveis com ferro, com um acabamento e design que dão um toque único ao ambiene externo. São itens mais pesados, mas duradouros – desde que anualmente recebam uma camada de esmalte protetor para auxiliar na conservação. É preciso também se atentar aos sinais de oxicidação – caso apareçam, será necessário tratar o quanto antes.

Por fim, as fibras naturais ou sintéticas, que combinam muito com a proposta de um ambiente mais natural e ao ar livre. As fibras naturais mais encontradas são o rattan, vime e junco. São materiais resistentes aos diferentes climas.

Atenção aos tecidos

Além dos móveis, é importante optar por tecidos impermeabilizados, que sejam resistentes ao sol e de secagem rápida. Alguns exemplos incluem acrílico, couro náutico e vinil.    

Para esses tecidos, saiba que estampas e cores são muito bem-vindas! Coloque esses pontos de cores em almofadas, estofados, itens decorativos e afins, combinando com a natureza ao redor. Estampas tropicais são, geralmente, uma ótima aposta para espaços externos. Esses pontos de cores dão a alegria que esses espaços precisam, já que são utilizados em momentos de lazer e descanso.

Algumas opções da Divina Haus

A Divina Haus tem móveis próprios para a sua área externa. Temos aparadores, balanços, bancos, bistros/banquetas, cadeiras, chaises, espreguiçadeiras, mesas, mesas de centro e letal, namoradeiras, poltronas, puffs, sofás… Enfim, tudo que você precisa para montar um cantinho especial e muito aconchegante!

Quer um exemplo? A Chaise Bilbão, da foto abaixo, que serve tanto para descansar quanto para fornecer conforto aos seus convidados em um momento de lazer e descontração. O produto pode ser utilizado em jardins, varandas, áreas de piscina e muito mais. Enfim, o que vale é a criatividade!

Outro móvel perfeito para relaxar, tomar um sol e curtir a área da piscina é a espreguiçadeira. Na foto abaixo, a espreguiçadeira foi colocada dentro da piscina, já que conta com material sintético resistente ao sol e à água.

No ambiente, foram combinadas com mesas laterais, perfeitas para apoiar copos e outros objetos enquanto relaxa.

Confira todos os nossos modelos de espreguiçadeiras.

Sofás não podem faltar! Assim como na sala de estar, o sofá é um móvel essencial para um espaço em que tanto você quanto seus convidados devem relaxar.

O Conjunto Porto é perfeito para isso. Ele conta com linhas retas, o que o torna uma peça moderna que combina com qualquer ambiente. O charme desse sofá esta nas suas laterais que são recobertas com fibra sintética, sendo possível personalizá-lo com a escolha da fibra, cor do metal e o tecido das almofadas.

Para a mesa de centro, colocada entre os sofás, temos diversas opções. A mesa Cintra, por exemplo, tem estrutura e alumínio e tampo de fibra sintético – dois materiais indicados para decoração ao ar livre e áreas externas.

Por fim, mas não menos importante, as mesas são o lugar ideal para apreciar refeições ao ar livre com a família e os amigos. Você pode utilizar uma mesa maior, como a Mesa Jade, e acomodar 6 pessoas. Feita de alumínio, essa mesa não precisa ficar debaixo de uma cobertura, sendo resistente aos diferentes climas. Conta com diferentes acabamentos de alumínio, para você escolher a cor que melhor se adapta ao seu ambiente.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e confira todas as dicas sobre decoração para deixar os seus espaços ainda mais lindos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

5 dicas para uma área gourmet moderna e funcional

A escolha de móveis e revestimentos é essencial para uma área gourmet moderna e funcional. Confira dicas no blog!

Explorando a decoração de varanda e espaço gourmet

Quem não gosta de ter espaços em casa que proporcionem momentos de lazer, relaxamento e leveza? A decoração de varanda e espaço gourmet está em alta, principalmente com a pandemia e o distanciamento social, que contribuíram para o resgate...

As melhores dicas de móveis para área externa com piscina

Para a área externa com piscina, é preciso pensar na vida útil das mobílias, uma vez que ficarão expostas às variações do clima!

Gazebo: melhores decorações e móveis

Além dos tradicionais decks, o gazebo é um ótimo espaço de relaxamento ao ar livre. Conheça nossas dicas e decore esse cômodo sem paredes.

5 motivos para ter um jardim em casa

Ter um jardim em casa pode garantir muito mais que beleza e elegância para a decoração, pois, além disso, as plantas trazem inúmeros benefícios ao ambiente e para todos os moradores do local. E é sobre esse assunto que...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.