Sofás e poltronas

Como combinar sofás e poltronas

A sala de estar é, sem dúvidas, o cômodo mais importante da casa quando se trata de decoração. É o espaço onde você recebe os convidados e onde as famílias tendem a passar a maior parte do tempo juntas, depois da cozinha. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse cômodo e, em especial, sobre sofás e poltronas.

Antes de tudo, é importante reiterar que a sala de estar deve, indiscutivelmente, refletir você e sua família. É preciso deixá-la aconchegante de acordo com os seus gostos – mas seguindo algumas regrinhas básicas que ajudam a deixar o espaço mais harmonioso.

Os móveis e itens mais importantes

Sem dúvidas, um dos móveis mais importantes da sala de estar é o sofá, assim como as poltronas. Portanto, compre móveis com a melhor qualidade que puder. Lembre-se: um sofá é um grande investimento e você quer que ele dure, seja confortável e tenha um design bonito.

Para decorar, é preciso investir em tapetes, almofadas e outros itens decorativos, seguindo o estilo escolhido. No caso do tapete, atenção para que não seja pequeno, pois você deve criar a composição do ambiente seguindo o seu tamanho.

Idealmente, todas as quatro pernas dos móveis principais devem estar em cima do tapete, mas se isso não for possível, certifique-se de ajustar pelo menos as pernas dianteiras dos sofás e poltronas.

Na hora de escolher as almofadas, cuidado com o exagero, mas não deixe de adicionar estampas e cores ao ambiente caso deseje. A regra básica para decorar com estampas é não usar mais que três, misturando uma almofada com estampa grande, uma média e outra pequena (ou alguma outra combinação dos três).

Na hora de pendurar quadros e outros itens na parede, não os coloque alto demais. Busque sempre pendurá-los na altura dos olhos.

Por fim, quando for escolher a iluminação, opte por pendentes para deixar o ambiente mais aconchegante, colocando também luzes em alguns pontos por meio de abajures e luminárias.

Como combinar sofás e poltronas?

Agora que já falamos um pouco sobre a decoração básica da sala de estar, vamos falar sobre esses dois móveis super importantes para a composição desse espaço tão especial da casa: os sofás e poltronas.

Você pode optar pelo clássico coordenado

O sofá em dois e mais lugares, com a sua versão de poltrona seguindo o mesmo design, é uma das apostas mais clássicas para as salas de estar, sendo uma ótima opção para quem prefere o estilo tradicional. As almofadas são ótimas aliadas para dar o toque essencial ao ambiente.

Abaixo, um exemplo de sofá e poltrona que seguem o mesmo design. O modelo é o Sofá Aiby.

Troque as cores

Caso você deseje seguir com o mesmo estilo de sofás e poltronas, pode optar por cores diferentes que seguem o mesmo mobiliário. É uma forma de fugir um pouco do tradicional, mas sem ousar demais.

Se o seu sofá tiver um tom mais nude, por exemplo, as poltronas podem aparecer em tons mais fortes, dando um contraste no ambiente.

Uma dica é observar o círculo cromático, que possui diferentes formas de combinações: primárias, secundárias, intermediárias e mais, conforme imagem abaixo:

Se você gosta de algo mais ousado, opte por um sofá e uma poltrona que tenham cores complementares. Por exemplo: a cor complementar do verde é o vermelho, a cor complementar do azul é o laranja, a cor complementar do violeta é o amarelo, e assim por diante.

Você também pode escolher por cores análogas, que são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático e contam com uma cor base comum. Exemplo: combinações de rosa e vermelho ou laranja e amarelo. Combinações análogas são ótimas para quem busca um ambiente mais harmonioso nas cores.

Mistura de estilos

Que tal misturar alguns estilos na sua sala? O Sofá Comodità, por exemplo, conta com diferentes materiais de acabamento e suas laterais podem ser revestidas com palhinha natural, palha portuguesa ou com corda larga de algodão trançada. Em ambos os casos, o efeito visual é de leveza e sofisticação.

Você pode combiná-lo com a Poltrona Vértice, com braços e pés em madeira maciça, trazendo estilo ao ambiente e combinando muito bem com o sofá acima, mesmo com design diferente.

Nos dois móveis, é possível escolher os acabamentos e tecidos, ficando ao seu critério a definição dos materiais e cores ou outras combinações. As opções permitem criar diferentes propostas para a sua sala de estar.

Dentre as opções disponíveis para tecidos, estão alguns estampados – perfeito para quem deseja criar um contraste entre um móvel e outro, com um sofá neutro e poltrona estampada ou vice-versa.

Conclusão

A escolha do sofá e poltrona devem refletir o seu estilo de decoração e personalidade.

A mistura de cores e estampas traz modernidade e jovialidade ao cômodo, mas também pode traduzir elegância clássica a depender dos materiais e cores escolhidos.

Se você prefere uma decoração menos ousada, opte por sofás e poltronas coordenados, dando toques de cores e personalidade em outros elementos do ambiente.

O desafio é manter a harmonia. Para isso, siga o seu estilo pessoal, saiba escolher cores que combinam entre si, bem como materiais que se complementam. Se seguir isso, o resultado será agradável!

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog e confira todas as dicas sobre decoração para deixar os seus espaços ainda mais lindos e aconchegantes.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.