O sofá para quarto tem se tornado uma peça indispensável para quem busca ainda mais conforto em um dos ambientes mais relaxantes da casa. Mais do que um elemento decorativo, este móvel ganha destaque por ser um item funcional para estes espaços, seja para a leitura de um livro ou como um cantinho receptivo.
Com esta nova função dada ao sofá, ele deixa de ser um móvel para ser utilizado apenas nas salas de estar, visto que é possível adaptá-lo em todos os tipos de quarto, como quartos de casal, solteiros e de bebês.
De qualquer forma, assim como todos os outros móveis, é preciso alinhar detalhes como o tamanho do quarto, o tipo de decoração, cores e texturas, para assim escolher o melhor local onde o sofá será colocado.
Sofás podem ter tons diferentes de todo o quarto
Ao optar por colocar um sofá no quarto ele não precisa necessariamente seguir a mesma tonalidade de todo o ambiente. Assim como as mesas de cabeceira, se a intenção é dar um toque mais moderno no espaço, é possível investir em cores mais quentes para as peças.
LEIA MAIS: Para se inspirar: diferentes estilos de mesa de cabeceira
Na foto abaixo é possível ver um modelo de sofá que complementa todo o ambiente com sua tonalidade forte, se destacando perante toda a decoração do quarto.
Embora as cores dêem um toque de modernidade, há quem goste de manter o clássico na decoração seguindo a paleta de cores mais neutras para todos os móveis. Como na foto abaixo.
Modelos variam conforme o tamanho do espaço disponível
Nem sempre os sofás tradicionais vão caber ou combinar no espaço disponível sem deixar a sensação de que o ambiente está sobrecarregado. Por isso existem muitos modelos, de variadas formas, para atender a necessidade de cada quarto.
O Sofá Recamier Sofia (foto abaixo), da Divina Haus, por exemplo, é um dos estilos mais utilizados para quartos. Eles também são conhecidos como sofá divã e como não ocupam muito espaço, são uma alternativa bonita e muito confortável.
No site da Divina Haus você encontra vários modelos de recamier para escolher o que melhor se adapta ao seu quarto. Como, por exemplo, o Recamier Salomé (foto abaixo), que possui curvas suaves e um espaço bastante confortável para aquele momento de descanso.
Estes modelos de sofá geralmente contam com apenas um braço de um lado, sendo retos no outro. Dessa forma, é interessante que eles sejam colocado próximos de uma parede.
Agora, se a intenção é colocar um banco sem encosto na ponta da cama, há opções de recamier que vão dar ainda mais charme para o quarto. Como mostra a foto do Recamier Chitos, da Divina Haus.
Sua principal função neste local é auxiliar no momento de se vestir e calçar os sapatos. As visitas que, por ventura, entrarem no quarto, podem se sentar neste móvel – que é muito confortável – ao invés de optarem pela cama. Se não couber ao pé da cama, este tipo de peça combina perfeitamente encostado na parede.
As namoradeiras também são excelentes peças para compor um quarto, por aliarem conforto sem ocupar muito espaço. O móvel leva este nome porque trata-se de um sofá de apenas dois lugares, perfeito para acomodar casais.
A peça também pode ser utilizada na ponta da cama ou, se o ambiente for mais espaçoso, próximo a uma luminária, dando charme e aconchego em um cantinho do quarto.
Se o espaço não for tão grande, no site da Divina Haus há ainda opções de bancos, puffs e poltronas, como na foto, que dão um toque a mais de beleza e conforto para o seu quarto.
Onde colocar o sofá no quarto?
O primeiro ponto é avaliar se o quarto tem espaço suficiente para compor este móvel. A seguir indicamos alguns lugares:
No quarto de casal, por exemplo, a ponta da cama é um dos locais que mais utilizados para acomodar um sofá. Para combinar com a decoração do quarto, ele pode ser na cor neutra e receber almofadas coloridas ou ter um tom mais quente em relação ao restante do ambiente.
Peças em couro, por exemplo, são ótimas opções para quem gosta de uma decoração mais sofisticada.
Se o espaço for maior, é possível pensar em uma pequena sala de estar dentro do quarto, compondo o lugar com sofás de mais lugares e algumas poltronas. Desta forma, é possível formar um cantinho cheio de conforto.
Já para quartos de bebês, o descanso dos pais deve ser prioritário e muitas vezes isso acontece logo que o bebê adormece, então, nada melhor do que ter um sofá cama para aproveitar e relaxar durante o sono do filho.
Quando ele crescer, o sofá ainda poderá fazer parte da decoração, sendo um item para que as visitas utilizem, como quando eles forem receber amigos para dormir em casa.
Fato é que os sofás já não são mais itens apenas para compor a sala de estar. Com bom gosto, é possível usar esta peça em outros ambientes como os quartos e aproveitar ainda mais os momentos de descanso, afinal, todos merecemos!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e confira todas as dicas sobre decoração para deixar os seus espaços ainda mais lindos!
LEIA MAIS
Casa sofisticada: aprenda os mais elegantes truques de decoração com a Divina Haus
Home office: monte um escritório produtivo e elegante com a Divina Haus