A mistura de tipos de tecidos, materiais e outras texturas na decoração tem conquistado mais adeptos nos últimos anos, principalmente aqueles que buscam por um ambiente moderno e harmônico. Além disso, a mistura de texturas dos revestimentos e objetos vem transformando os cômodos em locais ricos e interessantes, muito por instigar os sentidos através do tato e da visão.
O mais interessante neste tipo de decoração é que as diferentes texturas podem aparecer em objetos, móveis, tapetes, pisos e também nas paredes. Basta saber combinar os materiais. Se você está se perguntando como fazer isso, a dica é continuar a leitura deste artigo, pois vamos ensinar você a combinar as diferentes texturas na sua casa!
Identifique quais são os seus objetivos na decoração
Antes de seguirmos com dicas de como combinar diferentes texturas na decoração da sua casa, precisamos falar da importância em saber qual será a proposta de cada cômodo.
Você precisa saber identificar os objetivos decorativos e então conhecer os variados tipos de texturas, somente depois, pense no que dá para fazer com cada uma. Nessa etapa, é claro, o principal é ser condizente com sua ideia de decoração.
As texturas podem ser visuais e apelam para o sentido da visão – geralmente são mais viçosas e atraentes. Já as que potencializam o tato, além de serem atraentes, ainda emanam a necessidade do toque, como o veludo, por exemplo.
Sem contar que as texturas acabam ditando um estilo de decoração, ou seja, se você busca por algo mais moderno, aposte em opções suaves e brilhantes, enquanto as texturas ásperas e naturais caminham para um efeito mais rústico.
Alguns tipos de textura:
- Tijolo
- Madeira
- Pedra
- Metal
- Tecidos
- Vidros
Além disso, uma das vantagens de se apostar em texturas na decoração é que elas podem transmitir múltiplas sensações, desde uma redução na amplitude como também um espírito acolhedor e mais intimista em locais menores. O fato é que a textura é um elemento-chave na construção de uma boa decoração.
Combinando texturas em parede e piso
Os revestimentos de parede e piso são grandes aliados na hora de introduzir a textura na decoração de um ambiente.
O mercado conta com uma série de opções de revestimentos para parede, ofertando diferentes materiais e texturas como o plástico, porcelanato, cerâmica, cimento e madeira. Sem contar os famosos e mais tradicionais papéis de parede – uma das opções mais acessíveis e que ainda pode evitar reformas.
Enquanto que painéis de madeira e nichos não comprometem a estrutura do espaço e podem ser reposicionados se necessário.
Já para os pisos, a dica é avaliar onde será aplicado o revestimento, uma vez que o que funciona para a parte interna geralmente não pode ser utilizado na área externa, por exemplo. Nas lavanderias e jardins, é possível usar texturas, mas nas áreas internas, o ideal é escolher um revestimento mais liso.
Tapetes são ótimas peças para agregar textura na sua decoração
Os tapetes são acessórios indispensáveis para quem quer incrementar textura na decoração de um ambiente. O item, inclusive, oferece uma infinidade de funções: ajuda a definir ambientes, melhora a acústica e a sensação térmica de uma casa.
Há muitos tipos de materiais com diferentes texturas para esse acessório. Se você quer mais conforto, a dica é optar por peças que tenham a lã ou o algodão na sua essência. Agora, se você segue uma decoração com temas de natureza, pode escolher por modelos de fibra natural, juta ou sisal.
Já o tapete feito em chenille é mais sofisticado. No site da Divina Haus, há várias opções de tapetes para compor a sua decoração, como o Tapete Up Debrum na foto abaixo.
Aposte nos tecidos e estampas
Os tecidos e estampas formam um mix de textura que é um forte aliado nessa proposta de decoração. Neste caso, é possível encontrar essa mistura em móveis, cortinas e objetos como almofadas e luminárias.
Pode ser o próprio tecido que reveste uma poltrona, por exemplo, ou aquela manta que fica sobre o sofá. Geralmente, esses tecidos são produzidos em algodão, renda, linho e veludo. Um exemplo é o ambiente da foto abaixo, que é composto por móveis do site da Divina Haus e mescla várias texturas.
Aproveite das texturas naturais
Sejam das plantas ou de objetos de decoração feitos com materiais como fibra e madeira, aproveitar das texturas naturais também é uma excelente dica.
Essas texturas dão originalidade ao ambiente, além de valorizarem o visual de cada elemento utilizado na decoração.
As plantas, por exemplo, empregam um caráter tridimensional aos ambientes, porque não são lineares, são vivas e crescem se adaptando ao seu meio. Vale sempre a dica de pensar na incidência da luz solar, umidade e mudanças climáticas para a saúde da sua plantinha.
Veja na foto abaixo o ambiente composto com plantas e com móveis da Divina Haus. O espaço ficou aconchegante e extremamente confortável.
Contrastes também são formas de combinar texturas na decoração
Por incrível que pareça, os contrates também são maneiras de se criar texturas na decoração. Você pode optar por uma parede com tons mais vibrantes composta com móveis brancos e retos à frente.
É possível também colocar tons coloridos em objetos de decoração como almofadas sobre um sofá de tom mais neutro, como na foto abaixo. As peças estão disponíveis no site da Divina Haus.
Portanto, combinar texturas pede criatividade e bastante personalidade. Abuse da criatividade e ouse na hora de experimentar as combinações de texturas, já que não há regras concretas.
Alie os tipos de textura que mais lhe agradam e que deixam o ambiente com ar de conforto e sofisticação.
Quer mais dicas sobre decoração? Então visite o site da Divina Haus e fique por dentro de todas as novidades.
LEIA MAIS
As vantagens de se utilizar o puff na decoração dos seus ambientes