Como escolher tecidos para móveis

Você já teve dificuldade em escolher o tipo de tecido para revestir um móvel?  Se sim, saiba que você não está sozinha! Escolher os tecidos que vão compor sua decoração não é uma tarefa fácil, pois apesar das variadas opções no mercado, a escolha deve ser feita de acordo com o uso, ou seja, muito mais do que combinar com seu estilo de decoração, o tecido deve ser escolhido segundo a sua aplicação: área interna ou externa, presença ou não de crianças, clima da região.

Por isso, é importante considerar o tipo de revestimento, seja na hora de comprar um novo móvel ou de escolher um novo tecido para cadeira, sofá ou poltrona. Mas acalme-se! Que tal conhecer alguns tipos de revestimento e suas aplicações?

RESISTENTES E FÁCEIS DE LIMPAR

Tem crianças em casa? Animais de estimação? Pessoas alérgicas? Nesses casos, o ideal é optar por tecidos que sejam práticos e duráveis, além de fáceis de limpar. Dentro dessa categoria, opções não faltam:

  • Jacquards: São tecidos de luxo, que costumam ser repletos de desenhos elaborados em diferentes relevos. Lembram uma espécie de lona, sendo altamente resistentes e acumulando menos sujeira.
  • Sintéticos: São naturalmente impermeáveis, e também bastante resistentes. A desvantagem é que os tecidos sintéticos tendem a ser frios no inverno e quentes no verão.
  • Couro: Além de muito fácil de limpar, também é altamente durável e é claro, é muito charmoso.
  • Couro sintético: Também apresenta a mesma facilidade na hora de limpar, mas é menos durável do que o couro legítimo. Por isso, necessita de maiores cuidados para que ele não resseque com o tempo e fique com um aspecto feio.

Se você tem crianças em casa, o couro, seja o legítimo ou o sintético, não é recomendado, pois pode manchar facilmente com canetas ou canetinhas, o ideal para que não aconteça esse tipo de acidente, nesse caso, são tecidos tipo o jacquards e os sintéticos.

REGIÕES FRIAS

As temperaturas também influenciam na escolha do tecido. Para regiões frias, naturalmente é aconselhável o uso de tecidos quentes. Além do próprio couro, são ideais opções:

  • Veludo: Podendo ser natural ou sintético, é bastante resistente e durável. Além de quente e acolhedor, vem em diversas opções de cores.

Camurça: Além de resistente e bom para quem tem animais de estimação, também é quente e altamente confortável.

REGIÕES QUENTES

Para regiões quentes, como a casa de praia, prefira tecidos que tenham algodão. Vale ressaltar que esses tecidos são mais difíceis de limpar, por serem mais pesados.

  • Linho: É um tecido de luxo, com fibra resistente e macia. Gera um frescor que combina muito com climas mais quentes.
  • Sarja: Maleável e resistente, também ideal para climas quentes.
  • Suede: É a opção para quem quer um tecido relativamente fresco, mas sem abrir mão do conforto de um toque macio. É fácil de limpar, mas no caso de líquidos pode manchar e por isso deve ser limpo imediatamente.

Outra dica coringa é a seda, um tecido de luxo clássico e brilhoso, quente no inverno e fresco no verão.

móveis EXTERIORES

Para áreas externas, é necessário um tecido resistente à água. É o caso do acquablock, que é impermeável e pode ser encontrado em diversas cores e estampas. Mesmo impermeável, no entanto, é necessário cuidar para não deixá-lo exposto à chuva, por exemplo, a fim de garantir sua durabilidade.

RECICLADOS

Para unir decoração aos cuidados com o meio ambiente, os tecidos reciclados são uma ótima pedida. Resultam em um toque macio, com diversas cores e estampas.

CUIDADOS

Também é importante realizar a impermeabilização para garantir maior durabilidade, principalmente no caso de tecidos para sofá. Isso evita que líquidos e outras substâncias penetrem no tecido gerando manchas. Esse processo deve ser feito anualmente.

CONCLUSÃO:

O que achou das nossas dicas? Agora ficou muito mais fácil escolher o tecido para compor sua decoração, não é? Escolha os revestimentos adequados e garanta muito mais beleza e durabilidade aos seus estofados. Continue acompanhando nosso blog. Aqui você encontra dicas exclusivas de design, decoração para transformar sua casa em um ambiente personalizado, completo e cheio de estilo.

Casas com varanda- beleza e conforto no mesmo ambiente

Compartilhar é se importar!

(Visited 343 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *