A aplicação das técnicas de capitonê e botonê é um dos principais elementos que conferem elegância e requinte ao estilo clássico de decoração. Os móveis estofados com essas técnicas oferecem uma aparência suntuosa e uma sensação de conforto e luxo, tornando-se peças-chave em ambientes de inspiração clássica.
Capitonê
Surgida em meados de 1840, essa técnica inglesa de confecção de estofamento é muito refinada e exige habilidade por parte dos artesãos. Ela é caracterizada por desenvolver uma superfície com estofamento profundo, criando uma série de botões embutidos em padrões geométricos, geralmente formando quadrados ou losangos.
Essa técnica proporciona uma aparência luxuosa e acolhedora aos móveis, dando-lhes uma sensação de tridimensionalidade e textura.
A Poltrona Laços, disponível no site da Divina Haus, é um exemplo para deixar sua sala de estar ainda mais elegante. A peça foi inspirada em tudo que há de mais contemporâneo no design de mobiliário, projetada especialmente para trazer todo o conforto e aconchego.
Botonê
A técnica com botonê é uma variação do capitonê, mas com botões visíveis, geralmente revestidos com o mesmo material do estofamento, criando um efeito visual marcante.
Os botões são fixados formando desenhos geométricos, como losangos ou quadrados. É comum encontrar essa técnica em sofás, poltronas e cabeceiras de cama, conferindo elegância e um toque clássico à decoração.
Além disso, a escolha de tecidos nobres e cores sóbrias, como tons de marrom, bege, dourado e verde-escuro, também contribui para a atmosfera sofisticada do estilo clássico.
A sua sala de estar pode ficar ainda mais luxuosa ao escolher o Recamier Intra que abrange visuais modernos, sem deixar de lado o clássico estilo de botonê, que mesclado com um belo acabamento metálico pode trazer harmonia e equilíbrio para este ambiente da sua casa
Escolhas de tecidos e acabamentos
Além da aplicação das técnicas, geralmente a escolha de tecidos nobres e cores sóbrias, como tons de marrom, bege, dourado e verde-escuro, também contribui para a atmosfera sofisticada do estilo clássico.
Como por exemplo, este Sofá Zara que traz seu design imponente e contemporâneo aliado à técnica clássica, proporcionando conforto e requinte ao ambiente.
Detalhes ornamentados, como molduras em madeira entalhada, pés curvados e acabamentos cuidadosamente trabalhados, são elementos comuns em móveis de estilo clássico. Um exemplo é a Banqueta Glória Capitonê, que traz harmonia perfeita entre o conforto e a beleza, e conta com um formato ergonômico e detalhes em capitonê que vão deixar seus momentos muito mais memoráveis.
Alguns cuidados na hora de decorar
Embora as técnicas tragam muito requinte e sofisticação para sua sala de estar, é preciso destacar que elas funcionam melhor quando são usadas de forma equilibrada, pois podem rapidamente sobrecarregar o ambiente se forem usadas de maneira exagerada.
Nesse sentido, é importante escolher alguns itens-chave ou uma peça central para aplicação das técnicas, mantendo o restante da decoração mais simples e elegante.
O tamanho do ambiente também é decisivo na hora de aplicar a técnica, ou seja, em espaços menores, peças com capitonê podem aparecer mais pesadas e dominar o ambiente. Portanto, considere escolher móveis com essas aplicações em ambientes mais amplos, onde a peça consiga se destacar sem sufocar o espaço.
Como já falamos aqui, as cores neutras e tecidos mais leves são essenciais para não sobrecarregar o ambiente, especialmente se o restante da decoração já possui elementos mais marcantes.
Combinar as técnicas de capitonê e botonê com outros tipos de texturas pode ser uma ótima saída. Opte por tapetes felpudos, almofadas macias e cortinas leves. Desta forma a monotonia visual é quebrada e cria-se uma atmosfera acolhedora.
Aquela máxima de que “menos é mais” continua valendo para este tipo de decoração. Ao incorporar o capitonê na decoração, seja seletivo e evite sobrecarregar o espaço com muitos elementos decorativos. E se ainda assim você não se sente seguro para aplicar as técnicas na sua sala de estar, a dica é incorporá-las em detalhes. Comece com pufes e almofadas, por exemplo. Desta forma você adicionará o elemento de forma mais sutil e reversível.
A decoração é algo muito pessoal, e o importante é que ela consiga criar um ambiente que reflita a personalidade dos donos da casa, sem deixar de ser agradável e aconchegante para todos.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.