Capitonê

Elegância pura: transforme sua sala de estar com capitonê e botonê

A aplicação das técnicas de capitonê e botonê é um dos principais elementos que conferem elegância e requinte ao estilo clássico de decoração. Os móveis estofados com essas técnicas oferecem uma aparência suntuosa e uma sensação de conforto e luxo, tornando-se peças-chave em ambientes de inspiração clássica.

Capitonê

Surgida em meados de 1840, essa técnica inglesa de confecção de estofamento é muito refinada e exige habilidade por parte dos artesãos. Ela é caracterizada por desenvolver uma superfície com estofamento profundo, criando uma série de botões embutidos em padrões geométricos, geralmente formando quadrados ou losangos.

Essa técnica proporciona uma aparência luxuosa e acolhedora aos móveis, dando-lhes uma sensação de tridimensionalidade e textura.

A Poltrona Laços, disponível no site da Divina Haus, é um exemplo para deixar sua sala de estar ainda mais elegante. A peça foi inspirada em tudo que há de mais contemporâneo no design de mobiliário, projetada especialmente para trazer todo o conforto e aconchego.

Botonê

A técnica com botonê é uma variação do capitonê, mas com botões visíveis, geralmente revestidos com o mesmo material do estofamento, criando um efeito visual marcante.

Os botões são fixados formando desenhos geométricos, como losangos ou quadrados. É comum encontrar essa técnica em sofás, poltronas e cabeceiras de cama, conferindo elegância e um toque clássico à decoração.

Além disso, a escolha de tecidos nobres e cores sóbrias, como tons de marrom, bege, dourado e verde-escuro, também contribui para a atmosfera sofisticada do estilo clássico.

A sua sala de estar pode ficar ainda mais luxuosa ao escolher o Recamier Intra que abrange visuais modernos, sem deixar de lado o clássico estilo de botonê, que mesclado com um belo acabamento metálico pode trazer harmonia e equilíbrio para este ambiente da sua casa

Capitonê

Escolhas de tecidos e acabamentos

Além da aplicação das técnicas, geralmente a escolha de tecidos nobres e cores sóbrias, como tons de marrom, bege, dourado e verde-escuro, também contribui para a atmosfera sofisticada do estilo clássico.

Como por exemplo, este Sofá Zara que traz seu design imponente e contemporâneo aliado à técnica clássica, proporcionando conforto e requinte ao ambiente.

Detalhes ornamentados, como molduras em madeira entalhada, pés curvados e acabamentos cuidadosamente trabalhados, são elementos comuns em móveis de estilo clássico. Um exemplo é a Banqueta Glória Capitonê, que traz harmonia perfeita entre o conforto e a beleza, e conta com um formato ergonômico e detalhes em capitonê que vão deixar seus momentos muito mais memoráveis.

Capitonê

Alguns cuidados na hora de decorar

Embora as técnicas tragam muito requinte e sofisticação para sua sala de estar, é preciso destacar que elas funcionam melhor quando são usadas de forma equilibrada, pois podem rapidamente sobrecarregar o ambiente se forem usadas de maneira exagerada.

Nesse sentido, é importante escolher alguns itens-chave ou uma peça central para aplicação das técnicas, mantendo o restante da decoração mais simples e elegante.

O tamanho do ambiente também é decisivo na hora de aplicar a técnica, ou seja, em espaços menores, peças com capitonê podem aparecer mais pesadas e dominar o ambiente. Portanto, considere escolher móveis com essas aplicações em ambientes mais amplos, onde a peça consiga se destacar sem sufocar o espaço.

Como já falamos aqui, as cores neutras e tecidos mais leves são essenciais para não sobrecarregar o ambiente, especialmente se o restante da decoração já possui elementos mais marcantes.

Combinar as técnicas de capitonê e botonê com outros tipos de texturas pode ser uma ótima saída. Opte por tapetes felpudos, almofadas macias e cortinas leves. Desta forma a monotonia visual é quebrada e cria-se uma atmosfera acolhedora.

Aquela máxima de que “menos é mais” continua valendo para este tipo de decoração. Ao incorporar o capitonê na decoração, seja seletivo e evite sobrecarregar o espaço com muitos elementos decorativos. E se ainda assim você não se sente seguro para aplicar as técnicas na sua sala de estar, a dica é incorporá-las em detalhes. Comece com pufes e almofadas, por exemplo. Desta forma você adicionará o elemento de forma mais sutil e reversível.

A decoração é algo muito pessoal, e o importante é que ela consiga criar um ambiente que reflita a personalidade dos donos da casa, sem deixar de ser agradável e aconchegante para todos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.