O estilo de decoração minimalista tem se destacado na decoração e motivos não faltam para toda essa popularidade. Esse estilo conta com versatilidade, sustentabilidade e conforto. Para a decoração minimalista, o que realmente importa não são os excessos de móveis, mas sim móveis de alto padrão que valorizam o ambiente e trazem a sensação de amplitude.
A decoração minimalista é um estilo que valoriza a sofisticação e a funcionalidade, eliminando o excesso de objetos e cores chamativas. Contrariando a ideia de que essa escolha resulta em falta de elegância, designers de interiores de todo Brasil, estão apostando no minimalismo como sinônimo de luxo e consciência.
O foco principal é a premissa de “menos é mais”, mas isso não significa que seja sem graça, simples, ou sem vida. Com móveis inteligentes, multifuncionais e com design diferenciado, é possível criar ambientes elegantes e cheios de personalidade.
Quais elementos fazem parte de uma decoração minimalista?
A decoração minimalista conta com alguns elementos-chave em suas principais características, que são:
- Linhas retas
A decoração minimalista utiliza formas geométricas, dando prioridade às linhas retas. Isso influencia a escolha de todos os móveis e dos poucos elementos que serão incluídos na decoração. Embora outras formas tais como espelhos e mesas circulares não sejam proibidas, elas não devem ser predominantes no ambiente.
- Use bem o espaço disponível
No estilo de decoração utilizado, os móveis, eletrodomésticos e outros objetos são colocados sempre de forma mais distante que em outros estilos, criando a ideia de um ambiente mais amplo.
- Luz natural
A decoração minimalista também pode ser usada para aproveitar a luz natural. Além de posicionar as entradas de luz de forma estratégica, janelas grandes e cortinas translúcidas ajudam a trazer esse elemento para o ambiente.
- Tons claros
Para criar uma sensação de amplitude em um cômodo, é recomendado utilizar o branco como cor base. Além disso, é comum utilizar móveis e objetos em tons pastéis, madeira, cobre, entre outros materiais.
Como a decoração minimalista pode se relacionar com a sustentabilidade
Para uma escolha mais consciente, opte por investir em fibras naturais, de preferência orgânicas, como algodão, linho, bambu ou cânhamo. Esses materiais são mais sustentáveis para o meio ambiente, com maior durabilidade em comparação aos sintéticos, isso significa mais qualidade e elegância ao móvel.
É o caso dos móveis de palha. As palhas podem estar presentes servindo de textura como encostos, assentos e portas, formando um design lindo. Um exemplo é a Cama Medellin com Palha que apresenta um design imponente e de bom gosto. A Cabeceira é recoberta com palha natural e a sua estrutura é feita em madeira maciça de jequitibá com acabamento em verniz, e você pode optar entre tonalidades diferentes.
Em uma decoração minimalista, elementos puramente decorativos são pouco utilizados. Aposte em decorações que cumpram um papel além da estética, como as luminárias. Um exemplo excelente é a Luminária Kandal, ela utiliza-se de conceitos minimalistas e simples para criar uma peça totalmente cheia de estilo, elegância e luxo.
Outra aposta certeira são os móveis de madeira, por serem resistentes, duradouros e funcionais. Um exemplo disso é o Aparador Sevilha, que traz uma estrutura em madeira, com um design harmonioso e com linhas retas que deixam o produto perfeito para trazer mais beleza para seu ambiente.
Se você quer apostar em uma atmosfera harmônica, sustentável, luxuosa e que siga a decoração minimalista, não deixe de escolher os móveis da Divina Haus! Oferecemos uma excelente variedade de peças que combinam perfeitamente com esse estilo de decoração. Na Divina Haus, você também conta com opções de personalização para transformar sua casa em um verdadeiro lar, exatamente do jeito que você sempre sonhou.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.