Iluminação na decoração

A importância da iluminação na decoração da sua casa

A iluminação na decoração é um dos elementos mais decisivos — e negligenciados — de um ambiente. Ela é essencial para valorizar cada detalhe do espaço, tornando-o mais funcional e destacando objetos importantes através da luz.

A iluminação tem o poder de transformar completamente um ambiente, tornando-o mais amplo ou mais compacto, criando uma sensação de leveza ou realçando as cores. No entanto, se não for bem planejada, pode prejudicar o efeito desejado do projeto e arruinar o trabalho do arquiteto.

Para saber mais sobre a importância do bom uso da iluminação na decoração do seu lar, acompanhe a leitura!

A iluminação é fundamental no design de interiores

De nada adianta investir na arquitetura do seu lar se não pensar na iluminação adequada. O uso da luz é crucial e está interligado na escolha das cores, o tamanho dos ambientes, entre outros. A harmonia e a fluidez do design são essenciais para que o ambiente seja beneficiado.

A falta de um planejamento de iluminação pode fazer com que um cômodo pareça antiquado e sem vida. É possível implementar diferentes tipos de iluminação para otimizar a decoração do seu lar. A escolha correta da iluminação pode ajudar a alcançar um equilíbrio entre estilo, conforto e praticidade.

É importante considerar tanto a iluminação natural quanto a artificial ao criar um projeto de decoração de interiores. Mesmo em um ambiente que não possui luz natural adequada, é possível criar um ambiente suave e natural utilizando a luz artificial.

Existem diferentes tecnologias, luminárias e aplicações de iluminação artificial, cada uma com sua importância. Conheça a seguir os tipos de iluminação.

Quais são os tipos de iluminação na decoração?

Existem três categorias de iluminação: direta, indireta e difusa. O arquiteto é responsável por analisar as características dos ambientes e determinar qual tipo de iluminação é mais adequado para cada um deles.

Direta

A iluminação direta é aquela que direciona a luz para um objeto ou superfície específica, como abajures e luminárias. Conheça alguns exemplos:

A luminária Ella conta com um design despojado e contemporâneo que agrega no ambiente. Além disso, auxilia na iluminação e cria um clima mais aconchegante e delicado.

Iluminação na decoração

Com uma linda cúpula em palha natural sextavada multi laminada acompanhada de uma lâmpada de filamento e uma estrutura metálica, a luminária Magdala dá um toque de aconchego e conforto ao ambiente.

A Luminária Kandal utiliza-se de conceitos elaborados para criar uma peça totalmente cheia de estilo e elegância. Sua autenticidade a torna única para qualquer ambiente em que for colocada.

Um ambiente agradável sempre conta com uma boa iluminação. Quando bem feita, ela traz vida, aconchego e valoriza os detalhes da decoração. Confeccionada artesanalmente, a luminária Doha Circle é uma ótima escolha para compor a decoração de salas de jantar e halls de entrada com toque regional.

Iluminação na decoração

No entanto, essa forma de iluminação pode ser muito forte e nos manter acordados, sendo mais indicada para ambientes que exigem produtividade, como escritórios e salas de leitura. Além disso, a iluminação direta também direciona nossa atenção para um ponto específico, como a mesa de estudos ou o computador.

O abajur se classifica como iluminação direta, e é colocado no quarto ao lado da cama porque muitos cultivam o hábito de ler antes de dormir. Por se tratar de uma luz direta, o abajur ajuda na leitura.

Indireta

A luz indireta se espalha pelo ambiente, iluminando uma área maior. Por ser menos intensa, essa iluminação é mais agradável aos olhos, tornando o ambiente mais calmo, confortável e amigável.

A iluminação indireta é comumente usada em ambientes com forro de gesso e é recomendada para cômodos com paredes, pisos e revestimentos claros, pois a luz é refletida por essas superfícies, deixando o ambiente ainda mais iluminado.

Ao contrário da iluminação direta, a luz indireta é mais suave e pode causar sonolência. Por isso, é recomendado seu uso em quartos, salas de estar e espaços de lazer. Além disso, a luz indireta não gera calor, ao contrário da iluminação direta, que pode aquecer os objetos abaixo de seu feixe de luz.

Um exemplo é a luminária Fava, a escolha certa para quem deseja desfrutar de momentos de relaxamento e conforto em seu jardim, varanda ou área de lazer. Com um design moderno e elegante, ela é fabricada com materiais de alta qualidade, capazes de suportar as condições climáticas adversas e resistir ao desgaste do tempo.

Iluminação na decoração

Difusa

A iluminação difusa é muito conhecida e utilizada em projetos arquitetônicos. Ela consiste em uma lâmpada posicionada no centro do cômodo. Embora a luz se espalhe por todo o espaço, ela é mais presente do que a iluminação indireta, porém não é tão intensa e desconfortável quanto a iluminação direta.

Muitos projetos combinam a iluminação difusa com outros tipos de iluminação. A grande vantagem desse tipo de luz é que, por estar no centro do ambiente, não há áreas com muita sombra. A iluminação difusa é comumente utilizada em salas, cozinhas, banheiros e até mesmo quartos.

A iluminação e suas funcionalidades

Além dos diferentes tipos de iluminação, um projeto de iluminação de interiores também leva em consideração outros elementos relacionados à luz, como o controle das cores, a direção da iluminação, a funcionalidade e o tamanho do espaço, a fim de obter o melhor resultado de iluminação. Conheça mais:

Gerenciamento de cores

Cores mais escuras fazem uma sala parecer menor e mais apertada, enquanto cores claras têm o efeito oposto. A luz refletida nas paredes é o que cria a ilusão de espaço. Existem diferentes tipos de iluminação que podem ajudar nessa ilusão, como iluminar ainda mais as paredes.

Iluminação Direcional

A iluminação do piso pode iluminar todo o ambiente ou destacar elementos específicos. É possível direcionar a luz para uma pintura na parede, um vaso de flores em uma mesa de entrada ou a ilha da cozinha. Molduras especiais para retratos e espelhos podem ter iluminação embutida para destacá-los.

Funcionalidade

Um aspecto importante da iluminação em ambientes internos é a sua funcionalidade. A iluminação deve ter um propósito específico, caso contrário, estaremos apenas desperdiçando eletricidade e o próprio conceito de iluminação.

Os lustres não são utilizados apenas em grandes entradas e salas devido à sua localização central, mas também porque proporcionam uma excelente iluminação para o ambiente.

As luzes de parede podem adicionar comprimento e tamanho visualmente a um corredor de entrada, além de iluminar o caminho. É importante considerar o estilo de iluminação desejado para escolher o melhor tipo de iluminação direcional ou luminescente para a configuração.

Espaço

Tanto a luz natural quanto a luz artificial ajudam a criar a sensação de espaço em um ambiente. Se uma sala estiver escura, é importante encontrar maneiras de trazer mais luz natural de espectro total.

Quando uma sala não tem iluminação suficiente, ela pode parecer apertada, especialmente se houver muitos móveis próximos, como mesas de café, mesas laterais, sofás, cadeiras e poltronas.

Para iluminar uma sala quando a luz natural não está disponível, é útil usar lâmpadas de canto, arandelas de parede e luzes penduradas no teto. Essas opções de iluminação ajudam a criar a sensação de um espaço visualmente maior.

Essas dicas são válidas tanto para ambientes domésticos quanto para escritórios. A luz natural é preferível à luz artificial, pois realça as cores e amplia visualmente o espaço ao refletir em superfícies reflexivas.

Se você quer apostar em uma atmosfera harmônica, elegante e luxuosa, não se esqueça da iluminação e de escolher os móveis da Divina Haus! Oferecemos uma excelente variedade de peças de alto padrão para sua decoração. Além disso, contamos com opções de personalização para transformar sua casa em um verdadeiro lar, exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.