Como conservar móveis em madeira

Móveis em madeira são sempre uma tendência na decoração, e combinam com todos os estilos e ambientes, dos clássicos aos modernos. Além disso, a madeira pode ser facilmente combinada com outros materiais, e serve tanto para móveis quanto para portas, pisos e paredes. É um material de alta durabilidade, mas para isso precisa de alguns cuidados específicos. Confira agora os principais!

Limpeza

É preciso cuidado na hora de limpar os móveis em madeira, ou mesmo pisos e portas. Água e madeira não combinam, por isso, prefira um pano seco, vassoura ou aspirador de pó. Para o pano, a flanela é o melhor material, porque não solta pelos e não arranha o material. Você também pode utilizar uma esponja, desde que do lado macio.

Não utilize produtos como querosene ou solventes. Alguns produtos de limpeza podem manchar o móvel ou até mesmo arranhá-lo. Para uma limpeza mais profunda, prefira um pano umedecido com pouca água e sabão neutro. Após a limpeza, passe também um pano seco para não deixar a superfície úmida.

No caso dos móveis encerados ou envernizados, um lustra-móveis é o suficiente. Já para madeira pintada, prefira apenas o aspirador de pó ou um pano seco.

Evite umidade

Como já mencionado, água e madeira não combinam, porque faz com que o móvel dilate. Por isso, mantenha os móveis sempre arejados e em locais com boa ventilação.

Evite exposição ao sol ou ao calor

A exposição excessiva ao sol e ao calor podem desbotar a madeira e deixá-la seca. Com isso, ela pode até mesmo começar a entortar. Por isso, se os móveis estiverem próximos à janela, coloque cortinas para protegê-los. Se sua casa tiver lareira ou churrasqueira, cuide para deixar os móveis em madeira mais afastados ou use materiais isolantes.

No caso de mesas de jantar, é comum receberem pratos quentes ou panelas. Nesses casos, tome o cuidado de colocar jogos americanos ou outras bases de apoio, uma vez que o calor excessivo deixará manchas na madeira.

Peso em excesso

Principalmente em estantes e guarda-roupas, tome cuidado para não colocar muito peso sobre a madeira, que pode envergar. Você pode dividir melhor os livros e objetos, ou prefira móveis com uma estrutura mais espessa e reforçada. Prateleiras muito longas, por exemplo, podem ser menos resistentes; quando há mais divisórias, elas se tornam mais fortes.

Na cozinha, é preferível que as prateleiras e gavetas sejam mais reforçadas, para receber o peso dos pratos e utensílios sem envergar. Prefira colocar o que houver de mais pesado nos armários inferiores, e divida melhor o peso ao longo das prateleiras.

Manutenção

Lembre-se sempre de fazer a manutenção dos parafusos, corrediças e dobradiças dos móveis, limpando-os regularmente. Se necessário, você pode lubrificá-los com silicone, mas cuidado para não deixar encostar na madeira.

Além disso, nunca arraste os móveis quando precisar movê-los. Se não puder levantá-los, como no caso de guarda-roupas, é preferível desmontá-los e montá-los de novo depois, para não danificar a estrutura.

A madeira é uma boa pedida para qualquer estilo de móvel e decoração, e com essas dicas fica fácil cuidar para aumentar ainda mais sua durabilidade. Aproveite e confira também a extensa seleção de móveis em madeira da Divina Haus, como a Mesa de Centro Rima, na imagem abaixo.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *