Couro natural x Couro sintético: Como escolher

O couro é um material sofisticado, acolhedor e que nunca sai de moda! Ele se harmoniza bem com outros materiais e qualquer estilo de decoração, seja ela clássica, moderna ou contemporânea. Além disso, é altamente durável.

No entanto, sempre surgem dúvidas na hora de escolher entre o couro natural e o sintético. Por isso, confira algumas dicas sobre as principais diferenças entre eles antes de fazer sua escolha.

Couro natural

Também chamado de legítimo, é extraído da pele animal. É o tipo mais resistente, podendo durar muitos anos quando bem cuidado. Além disso, é impermeável, o que facilita bastante a limpeza, que pode ser feita apenas com um pano úmido. É um material nobre, firme e mais maleável do que os demais tipos.

O fato de ser um produto natural traz algumas características específicas. O aroma é bem característico, e ele pode ainda apresentar diferenças na cor, por exemplo, além de marcas naturais. Também é normal que ele ceda um pouco com o uso constante no mesmo lugar.

Uma desvantagem do couro natural ou legítimo é que é preciso cuidado com a exposição ao sol. Se exposto por muito tempo, pode ressecar e envelhecer mais rapidamente. Além disso, seu valor é sempre muito mais elevado do que os demais.

Na Divina Haus, você também encontra móveis revestidos em couro natural. A Cama Montana abaixo, por exemplo, traz o acabamento da cabeceira nesse material, trazendo sofisticação e durabilidade ao móvel.

Couro sintético

A principal vantagem do sintético é que é o mais ecológico. Além de usar uma quantidade menor de pele animal, seu processo de fabricação exige menos energia e causa menos impacto ao meio ambiente. Esse material também é fácil de limpar, e permite lavagem a seco. Além disso, seu valor é consideravelmente inferior ao do natural.

A principal desvantagem é que é um material muito menos resistente, durando menos e com mais possibilidades de rachaduras e outras marcas com o tempo. Como no caso do natural, também não deve ficar exposto ao sol.

Se você prefere dar valor ao ecológico e procura um estofado revestido em couro sintético, confira o Sofá Chesterfield abaixo, em couríssimo preto.

  • Dica de limpeza: para ambos os materiais, utilize apenas um pano levemente umedecido. Se a sujeira permanecer, utilize também um pouco de sabão neutro, sem utilizar outros produtos de limpeza.

Compartilhar é se importar!

One Reply to “Couro natural x Couro sintético: Como escolher”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *