Decoração minimalista

Conheça as principais vantagens da decoração minimalista

Um estilo que rejeita excessos e cria ambientes limpos e modernos: esta é a principal característica da decoração minimalista que vem se tornando tendência no universo de arquitetos e decoradores, provando que estará em alta por um bom tempo.

Isso acontece devido às suas vantagens estéticas e funcionais uma vez que seus diferenciais incluem simplicidade, linhas limpas, cores neutras, espaços desobstruídos e uma abordagem “menos é mais”.

O princípio do minimalismo tem base na ideia de reduzir os níveis de consumo, adquirindo apenas o necessário para uma vida mais prática e feliz, por isso, vai na contramão de movimentos que estimulam o consumismo desenfreado.

Nesse sentido, quando falamos em decoração minimalista precisamos pensar em ambientes claros e bastante funcionais.

Praticidade e tranquilidade caminham juntas

A decoração minimalista tem algumas vantagens, dentre elas, podemos destacar a sensação de tranquilidade, por exemplo. Isso acontece, porque a decor cria um ambiente tranquilo e relaxante ao evitar o uso excessivo de objetivos decorativos e cores vibrantes, tornando o espaço mais calmo e convidativo. Com isso, os moradores acabam por desfrutar de uma atmosfera mais serena.

A regra de cores mais neutras também vale para os móveis. É muito comum neste estilo ver profissionais apostando em peças de tons mais claros que vão dar o mesmo ar de calmaria, como o Recamier Sofia, da Divina Haus.

A peça é valorizada pelas linhas suaves que a deixam com mais estilo. Ela é ideal para agregar o ambiente que for inserida com muito requinte e versatilidade, uma vez que pode ser utilizada de diversas formas.

A praticidade é outra característica relevante da decoração minimalista, e isso se dá justamente pelo fato de os ambientes serem compostos com menos móveis e acessórios, o que permite a limpeza e manutenção mais simples.

Para tanto, é preciso fazer o uso eficiente do espaço, tanto que é um estilo muito utilizado em espaços menores. Nesse sentido, móveis com linhas simples e retas, mas que também sejam multifuncionais, cumprem essa função no ambiente, tornando cada centímetro valioso.

No site da Divina Haus, por exemplo, você tem a opção da Mesa de Cabeceira Hórus que segue exatamente as características de móveis em linhas mais retas, mas que também tem mais de uma função, porque pode ser utilizada como apoio para objetos com luminárias, mas também conta com gavetas para guardar demais itens.

Perceba que o móvel traz um design minimalista, ideal para criar um dormitório harmonioso e sofisticado.

Os espelhos também são acessórios muito utilizados em decoração minimalista justamente por serem peças que dão a sensação de amplitude nos espaços. Vale investir nas opções maiores, que vão do chão até o teto ou em mais de um, e compor um ambiente extremamente aconchegante e moderno ao mesmo tempo.

A Divina Haus conta com diversas opções, mas especialmente para um estilo mais minimalista, é possível usar o Conjunto 3 Espelhos Jabuti, que tem como principal característica o design moderno. Por possuírem dois penduradores na face posterior, os espelhos podem ser instalados tanto na vertical quanto na horizontal.

Decoração minimalista

Fazer o melhor uso

Pode-se dizer que o minimalismo vai além do “menos é mais”, a sua filosofia se aprofunda e convida a pensar sobre ter o necessário e fazer o melhor uso do que se tem. No universo da decoração, os profissionais têm o desafio de definir, com muita precisão, o que será primordial e o que pode ser descartado como excesso.

Em um quarto, por exemplo, a proposta é deixar o ambiente o mais aconchegante possível, por ser um espaço que as pessoas procuram, na maioria das vezes, para descansar. Isso não significa que não é permitido nenhum tipo de decoração, mas é importante pensar que a proposta é ser um lugar mais tranquilo, portanto, elementos demais podem mais atrapalhar do que ajudar.

Optar por móveis que sigam as características já citadas anteriormente, como linhas retas e suaves, em tons mais neutros, é o ponto de partida. A Cama Musa, da Divina Haus, é uma excelente referência nesse sentido.

Decoração minimalista

A Cama Musa possui um formato de concha em sua cabeceira, deixando o móvel sofisticado e aconchegante. Ideal para quem busca conforto e modernidade.

Mas é importante que ao pensar na decoração minimalista e o sentido que o conceito tem, é necessária uma boa análise de como o ambiente será utilizado. Isso é primordial para fazer as melhores escolhas dos itens que vão compor aquele espaço.

Pensando ainda no quarto, é muito comum que ele também seja utilizado não apenas como um ambiente para dormir, mas de descanso e até mesmo como um espaço para trabalho, principalmente após o crescimento do home office. Nesse sentido, é preciso pensar em peças que vão cumprir essa função.

Um exemplo é a Mesa Lateral Taichi Laca que você encontra no site da Divina Haus. Extremamente versátil e com um design moderno, a mesa é uma excelente opção para ser utilizada como apoio para alguma atividade do home office, ou simplesmente um apoio para uma leitura.

Decoração minimalista

Outras características da decoração minimalista

Aposte na iluminação natural. Como a claridade é um ponto importante para este estilo de decoração, a iluminação dos ambientes é parte essencial de qualquer projeto. Nesse sentido, invista em grandes janelas de vidro que vão permitir a utilização ao máximo da luz natural.

Fugir dos excessos é outro ponto relevante para quem quer um estilo minimalista, como já falamos ao longo deste artigo. Elementos de decoração como vasos de flores e quadros podem ser utilizados, desde que em pequenas quantidades e seguindo os tons mais neutros.

Se o monocromático se tornar um pouco tedioso, você pode colocar pontos de cores com plantas, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.