Plantas na decoração

4 motivos para ter plantas na decoração

Fazer uso de plantas na decoração é um refúgio diante do crescimento das cidades urbanas e a escassez de contato com a natureza, por isso, é cada vez mais comum que os projetos arquitetônicos e de decor pensem na importância de trazer mais verde para dentro dos ambientes.

Isso pode acontecer com a introdução de mais espécies, formando composições com os demais itens de decoração de um cômodo ou mesmo a oportunidade de projetar um jardim em casa. Independentemente de como aconteça, fazer uso de plantas na decoração traz uma série de benefícios. Vamos falar mais sobre isso neste artigo.

Plantas na decoração

As plantas são itens decorativos que combinam muito bem com todos os estilos de decoração e podem ser utilizadas em qualquer ambiente. Uma casa decorada com plantas fica mais cheia de vida e com mais tranquilidade, uma sensação perfeita diante de uma rotina tão corrida que tem tornado a vida das pessoas, não é mesmo?

Além disso, muitas espécies de plantas se adaptam com bastante tranquilidade em ambientes internos, basta que os espaços ofereçam exposição de luz natural, portanto, é possível ter mais verde em salas, quartos, cozinhas e até nos banheiros.

A seguir listamos 4 motivos para que você pense em ter plantas na decoração da sua casa.

1 – Aconchego e bem-estar dentro de casa

O nosso lar é o lugar para onde voltamos depois de um dia exaustivo, seja por conta de atividades boas e felizes, como também por acontecimentos não tão positivos. Por isso, é preciso que ele seja acolhedor, nos traga paz e nos ajude a se recompor para um novo dia.

Nesse sentido, fazer uso de plantas na decoração pode ir de encontro com esse desejo de transformar os cômodos da nossa casa para serem ainda mais aconchegantes, com leveza e trazer o equilíbrio que necessitamos, isso porque, a natureza tem esse poder de acalmar.

Estudos mostram que ter plantas ao redor pode reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. A presença de elementos naturais em um ambiente interno ou externo pode criar uma atmosfera relaxante e acolhedora.

Plantas na decoração

Inclusive, é possível pensar em uma decoração com plantas em todos os tipos de lares para criar essa comunicação com a natureza. Nada que um jardim em casa não possa resolver, concorda?

2 – A versatilidade em forma de planta

É isso mesmo, uma das vantagens de se pensar em plantas na decoração é o fato de que elas oferecem uma variedade infinita de cores, texturas e formas, o que as torna elementos decorativos versáteis.

Elas podem ser usadas para dar um toque de cor mais vibrante, criar contrastes diferenciados ou ainda suavizar a estética geral de um ambiente. Isso acontece porque os diferentes tons de verde, assim como as flores coloridas, podem transformar um espaço monótono em um lugar vivo e vibrante.

É importante ressaltar que nem todas as plantas são apropriadas para ambientes internos, é preciso saber quais das espécies se adaptam melhor com a luminosidade do local onde serão colocadas. Outro ponto que deve ser levado em consideração é em relação a rotina de quem mora na casa, ou seja, se ela for agitada é preciso pensar em plantas que não exijam tanta atenção.

Espécies como Lírio da Paz, Samambaia, Jiboia e Antúrio são ótimas sugestões para ambientes internos e que demandam poucos cuidados.

3 – Praticidade na hora de decorar

Não tem segredo. Para ter plantas na decoração basta usar a criatividade. Como falamos anteriormente, é um item extremamente versátil e que pode ser colocado em qualquer espaço que tenha entrada de luz natural. Vai depender do estilo de decoração que você optar para a sua casa.

Se a ideia é ter plantas no chão dos ambientes, saiba que tem uma variedade de vasos e suportes que vão combinar com o local. É possível mesclar texturas, cores e materiais diferentes, com plantas menores e maiores. Nessa proposta os cactos ou antúrios são muito bem-vindos.

Agora se o ambiente tem pouco espaço no chão, aproveite os tetos com suportes pendurados e tenha um jardim em casa. Esse tipo de suporte – que pode ser de plástico, metal ou até de macramê, são ideais para plantas que sejam pendentes como a jibóia.

Ainda é possível montar uma parede toda das plantas, por meio dos jardins verticais ou então usar plantas para decorar estantes que darão um ar de modernidade ao ambiente.

4 – Combinação com diferentes móveis

Como praticidade e versatilidade ditam a decoração com plantas, a combinação com móveis será ainda mais tranquila.

Embora esse item de decoração combine com os mais variados estilos, no minimalista – em que o conceito “menos é mais” é aplicado para estruturar o espaço mais básico e sem excessos, as plantas têm seu lugar reservado, mostrando a relevância delas para os ambientes.

Por isso, investir em móveis minimalistas é uma ótima sugestão por oferecerem uma base neutra que permite que as plantas se tornem os principais destaques do ambiente interno. Optar por móveis de design simples e discreto proporciona uma estética equilibrada e harmoniosa.

Um exemplo de móvel que vai de encontro com essa proposta é o Buffet Volpi da Divina Haus. Esta peça foi idealizada para quem preza por espaço, já que você encontra quatro prateleiras e duas amplas gavetas que ficam ocultas pelas portas frontais, sendo uma opção incrível para a sua sala de jantar, uma vez que possui uma altura ideal para bebidas e décor.

Já os móveis de design moderno e contemporâneo podem ser excelentes escolhas para combinar com plantas em ambientes internos. Eles geralmente apresentam linhas limpas e formas geométricas, o que pode criar um contraste interessante com as formas orgânicas das plantas.

Mesas, cadeiras e estantes com design moderno podem proporcionar um visual sofisticado e elegante para complementar a presença dos elementos naturais. Um exemplo é a Cadeira Adhara que você tem mais detalhes no site da Divina Haus.

A peça possui um diferencial que é a mistura de materiais, temos a resistência da madeira maciça, a riqueza do metal e o conforto do tecido. Seu encosto é ergonomicamente pensado para acolher, abraçar e aconchegar.

Plantas na decoração

A Mesa de Jantar Leme, com suas linhas retas e formas únicas, é uma ótima opção para uma sala de jantar mais elegante e moderna, harmonizando bem com a Cadeira Adhara, criando um ambiente organizado e coeso.

O acabamento em madeira torna esse móvel uma opção ideal para combinar com plantas decorativas, reforçando o toque natural que as plantas proporcionam ao ambiente, além do contraste entre as formas que mencionamos acima.

O ambiente pode ficar ainda mais aconchegante e calmo com tapetes e telas, que darão um toque especial. Os tapetes incorporam um nível de conforto ao ambiente, ideal para a natureza calmante das plantas. Uma tela que combine com as cores naturais das plantas também é um ótimo detalhe.

No site da Divina Haus você encontra uma infinidade de opções de acordo com o estilo de decoração que escolher.

Agora, se a ideia é explorar o uso de plantas na decoração externa, saiba que também há uma variedade de móveis que combinam como os de madeira que são uma escolha clássica para ambientes fora de casa, pois combinam perfeitamente com a natureza.

Os móveis de vime ou rattan também são ótimas opções por serem materiais naturais, leves e duráveis. São sugestões perfeitas para criar um ambiente relaxante no jardim ou na varanda.

Agora se o seu desejo é trazer um toque mais elegante e clássico para a área externa da casa invista em móveis de metal ou de ferro forjado. Eles são resistentes às intempéries e combinam perfeitamente com um jardim ou terraço.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir no nosso blog outros conteúdos sobre decoração para deixar a sua casa ainda mais linda e confortável.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

Transforme sua área externa em uma varanda gourmet

Com o passar do tempo, o uso dos espaços nas casas tem mudado, especialmente após a pandemia, levando as pessoas ao planejamento de cada detalhe ao redor. Nesse contexto, a varanda gourmet está se tornando cada vez mais popular...

Como utilizar a decoração escandinava em seu lar

Se engana quem pensa que uma casa é somente um projeto arquitetônico. Na verdade, casas refletem nossa personalidade, e também é parte de como nos mostramos ao mundo. Por isso, existem diversos estilos de decoração, e escolher o que...

Cristaleiras: estilo e praticidade

Em primeiro lugar, a cristaleira é um móvel com portas e – às vezes, laterais de vidro, o que possibilita com que a sua parte interior seja totalmente visível. Um símbolo de luxo e sofisticação, ela foi criada no...

O poder das plantas na decoração: aprenda a harmonizar seu lar

No mundo da decoração de interiores de luxo, uma tendência que continua a ganhar destaque é a incorporação estratégica de plantas na decoração. Mais do que simples elementos decorativos, as plantas têm o poder de purificar o ar, reduzir o...

Conheça tudo sobre decoração boho

Antes de pensar na decoração do seu lar, é importante analisar as suas expectativas. Todos temos preferências em relação a estilos, seja na música, moda ou em outras áreas que influenciam nossos gostos pessoais. Essas preferências também se refletem...

Espelhos para sala de jantar: o toque de elegância que sua casa precisa

A sala de jantar é um lugar especial onde podemos desfrutar de momentos agradáveis, como refeições e encontros com pessoas queridas. Por isso, é importante dedicar atenção à decoração desse espaço da casa. É nas áreas onde recebemos visitas...

Materiais

Entrevistamos no Casts for Closers sempre referências nacionais e internacionais sobre os tópicos mais importantes dentro de uma operação de Inside Sales.

Móveis orgânicos

Os móveis orgânicos são uma tendência sólida no mundo da decoração e do design de interiores, sendo adotados em projetos nos mais variados estilos. Confira nosso e-book gratuito.

Casas com Varandas

Não seria maravilhoso ter um espaço especial para receber os amigos e a família? Um espaço para leitura, um cantinho gourmet ou até sala de jantar! Sua varanda pode ganhar essas e

Paisagismo

Vivemos tão enclausurados dentro de cômodos apertados no trabalho e em casa, sem tempo para nada. Não seria bom ter aquele cantinho tranquilo pra fugir da rotina estressante? Com e

Coletânea Casa & Sofisticação

Sabe o que casas elegantes tem em comum? Personalidade. Reunimos nessa coletânea dicas de decoração que unem com perfeição a elegância e a versatilidade.