Você conhece o estilo cobogó? Use e abuse na sua decoração

O nome pode ser desconhecido, mas você com certeza conhece o Cobogó! A peça, que tem o nome proveniente dos sobrenomes de seus criadores Amadei Coimbra, Ernest Boeckman e Antônio de is, é um elemento da arquitetura, caracterizado pelo seu design vazado, e teve sua origem em Recife na década de 1920, mas se popularizou no resto do Brasil nos anos 1950.

Inicialmente visto em ambientes externos, foi pouco a pouco se incorporando nos interiores, e comumente cumpre o papel de divisória de ambientes, por criar paredes, fechar e ampliar cômodos, mas ao mesmo tempo possibilitar a passagem de ventilação e iluminação.

O Cobogó, que atualmente pode ser encontrado em diversos materiais, é feito artesanalmente e foi inspirado em um aparato decorativo árabe, o Muxarabiê. Além de ser um elemento prático para otimizar espaços, o Cobogó é um ótimo aliado para a decoração, levando iluminação, cor, textura, e principalmente, muito estilo para os ambientes.

Veja alguns exemplos de como este elemento pode transformar qualquer cômodo com muita elegância:

Neste ambiente, o modelo em madeira com pequenos elementos vazados proporciona um espaço acolhedor, moderno e elegante. A peça, mesmo cumprindo sua função decorativa, não atrapalha a iluminação do ambiente.

A cor e o formato geométrico da peça levaram mais vida e beleza à escada, que não costuma ser um espaço muito aproveitado, sendo uma estratégia inusitada, mas de muito bom gosto. É uma ótima opção para levar pontos de cor e deixar o ambiente sofisticado.

O modelo, também em madeira, tem um design moderno e dividiu o ambiente de forma nem um pouco monótona. A peça foi essencial para otimizar o espaço com muita elegância e estilo, sem abrir mão da iluminação.

Nesta ocasião, o Cobogó foi utilizado de maneira diferente. A peça cumpriu o papel também de prateleira, sendo um objeto decorativo e muito funcional, também otimizando o espaço, mas de maneira diferente da que costuma fazer.

Neste ambiente, o Cobogó foi utilizado na sua forma original, feito de concreto. A aparência rústica contribuiu para um ambiente moderno, devido ao contraste do móvel próximo. Aqui, ele também cumpriu a função de divisor de cômodos.

A parede inteiriça de Cobogó deixou o espaço melhor aproveitado, deixando o ambiente mais aconchegante e requintado com sua iluminação, ventilação e os tons claros das peças utilizadas.

A peça tipicamente brasileira é uma ótima opção para encher sua casa de personalidade, elegância, funcionalidade e, principalmente, beleza. Considere utilizar o Cobogó na sua decoração e transforme qualquer ambiente em um lugar único!

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de decoração para deixar sua casa ainda mais bonita, sofisticada e aconchegante! 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *