Decoração Minimalista

A palavra-chave da decoração minimalista é a funcionalidade. Por isso, esse estilo traz poucos móveis, e objetos decorativos são quase ausentes, resultando em uma decoração elegante e que prioriza a praticidade. Se você quer decorar um ambiente no estilo minimalista, comece sempre pensando: menos é mais.

Espaço e organização

A primeira impressão que se tem desse estilo decorativo é a de um espaço arejado e organizado. Com poucos móveis, o espaço para circulação é valorizado. Além disso, é necessária a presença de muita luz natural e luz artificial para manter o ambiente sempre bem iluminado e funcional.

Outro aspecto bastante característico do minimalismo é a utilização de formas geométricas para a própria organização do ambiente, muitas vezes criando até mesmo a sensação de proporção e espelhamento.

Outra dica é não deixar muitos objetos expostos. Como a prioridade aqui é um aspecto clean e funcional, aproveite gavetas e portas para deixar tudo organizado e, preferencialmente, fora de vista.

Móveis

Móveis minimalistas seguem a mesma ideia de funcionalidade, fluidez e aspecto clean. Por isso, muitos deles costumam ser multifuncionais, de modo a atender todas as suas necessidades sem que o ambiente fique rebuscado e repleto de móveis.

Além disso, o design de móveis nesse estilo traz linhas retas e formas geométricas. As portas e gavetas dos armários costumam dispensar puxadores, e é comum que se opte por portas de correr. Esses elementos ajudam a dar fluidez a todo o ambiente.

Outro detalhe importante é que, diferentemente do estilo clássico, no minimalista os móveis não trazem ornamentações. O design é limpo e as formas são priorizadas em lugar das ornamentações. Mesmo molduras de espelhos ou janelas são simples e retas. É o exemplo do Estofado Zimbros abaixo, um exemplo de sofá minimalista:

Cores

As cores da decoração minimalista costumam ser neutras, contribuindo para a fluidez e a clareza do ambiente. Prefira o branco, o preto e os tons pastéis. Para dar mais vida ao ambiente, você pode trabalhar alguns pontos de cor mais intensa, ou acrescentar plantas à decoração. Mas lembre-se: tudo com moderação.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *