Dicas de design e arquitetura para espaços pequenos

  Procurando inspiração para decoração de espaços pequenos? Sabemos que este fator pode trazer desafios na hora de decorar, principalmente se você busca funcionalidade e praticidade, além de um visual harmonioso. Por isso, confira as dicas da Divina Haus para criar ambientes aconchegantes e que atendam todas às suas necessidades.

Divisórias

  As divisórias em locais pequenos merecem atenção no momento de decorar. Uma boa opção é optar por portas de correr, que economizam espaço e podem ter designs interessantes. Pouca ou nenhuma divisória entre ambientes também é uma alternativa, como no caso de cozinhas americanas, por exemplo.

  Há ainda a opção de dividir ambientes utilizando móveis. Por exemplo, usar um sofá, uma estante ou uma escrivaninha para separar a sala de estar da sala de jantar. Ou ainda, utilizar tapetes com a mesma finalidade, delimitando um cômodo.

  O tapete em tecido abaixo, é um bom exemplo de como dividir ambientes na decoração de lugares pequenos. Neste caso, é o tapete que delimita a área da sala de jantar, trazendo destaque para a mesa.

Prateleiras e compartimentos

  Em ambientes menores, é muito importante pensar em formas de armazenagem. Abuse de estantes, gavetas e nichos, de modo a criar um local organizado sem ocupar muito espaço. Uma dica é que estantes, ou móveis de portas transparentes, também ajudam na sensação de amplitude.

  Na decoração destes locais, a cozinha pode ser ainda mais desafiadora. Gavetas como as da imagem abaixo, por exemplo, tornam o visual mais leve, sem perder em espaço de armazenagem.

  No banheiro a regra também é similar, sendo importante aproveitar prateleiras e gavetas. Outra dica é abusar também de ganchos e suportes.

Móveis

  Em um ambiente pequeno, é importante ter um cuidado especial com as dimensões dos móveis que irá comprar. Meça com cuidado para não perder espaço de circulação. É possível encontrar diversos modelos mais enxutos de móveis, e ainda assim úteis e estilosos.

  Uma dica valiosa para ajudar na sensação de amplitude é optar por materiais que propiciem esse efeito. O vidro e o acrílico, por exemplo, tornam o ambiente mais clean e trazem esse resultado. Outros materiais que criam reflexos também ajudam nesse aspecto, de forma similar aos espelhos.

Cores claras

  As cores claras ajudam a tornar o local mais suave e, em espaços pequenos, isso é essencial. Se o ambiente tem muitos móveis e objetos, cores fortes podem tornar o visual pesado e cansativo aos olhos.

  Para as paredes, as listras também são interessantes em cômodos menores. As horizontais dão a sensação de um ambiente mais largo, enquanto as verticais dão a sensação de um lugar mais alto.

  Vale ressaltar ainda, a importância de uma boa iluminação na decoração. O efeito é similar ao das cores claras, tornando o ambiente mais amplo, arejado e convidativo.

Espelhos

  Os espelhos, sem dúvidas, são uma ótima estratégia para fazer com que o espaço pareça maior. Desde os pequenos até os que vão do piso ao teto, todos se encaixam nessa dica. É uma forma fácil de criar a sensação de amplitude, e também um ótimo artigo de decoração, que não ocupa espaço e conversa muito com o estilo moderno.

Aproveite essas dicas e torne seu espaço pequeno muito mais convidativo, funcional e aconchegante!

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *