Iluminação para casa: Guia

A iluminação para casa é um dos aspectos mais importantes da decoração, podendo gerar mais conforto aos ambientes, sensação de amplitude, e destaque aos móveis e artigos decorativos. Tanto a iluminação natural quanto a artificial são muito importantes para qualquer decoração, por isso confira nossas dicas!

A iluminação ideal para cada ambiente varia de acordo com o estilo da luminária ou do lustre, a temperatura da luz e o tipo de lâmpada. É preciso escolher cada um desses aspectos de acordo com as necessidades de cada cômodo e local específico.

Sala de estar

Esse é um cômodo um tanto coringa, porque precisa de uma iluminação mais baixa e aconchegante para os momentos de descanso e para assistir TV. Mas, ao mesmo tempo, também precisa de uma boa iluminação para não prejudicar a circulação e os momentos de confraternização.

Por isso, uma boa pedida é o dimmer, que permite controlar a intensidade da luz de acordo com a necessidade do momento. Pontos de luz, como os spots, com diferentes interruptores também conseguem criar esse mesmo efeito. Além disso, luminárias e abajures também são essenciais.

Evite iluminar logo acima das poltronas e sofás, para não atrapalhar na hora de assistir TV. Prefira uma iluminação mais central, acima da mesa de centro, e nas laterais.

Sala de jantar

Nas salas de jantar, os lustres são importantes, e os pendentes são uma tendência na decoração atualmente. Uma dica é que eles precisam estar a pelo menos 75 a 80cm de altura do tampo da mesa. Para mesas muito longas, pode ser necessário mais de um lustre.

Há outras opções para fugir um pouco do óbvio. Na imagem abaixo, por exemplo, os feixes de luz ajudam a criar um ambiente mais moderno, sem perder a sensação de conforto e acolhimento.

Já na imagem a seguir, as luminárias ajudam a criar uma decoração mais rústica, e ainda dão destaque ao quadro acima do sofá.

Cozinha

Na cozinha, não tem como fugir: a iluminação precisa ser clara e funcional, com lâmpadas fluorescentes brancas. As bancadas, em especial, precisam ser muito bem iluminadas. Além dos lustres e luminárias tradicionais, a dica é acrescentar fitas de LED nos armários.

Quarto

O quarto pede luzes mais quentes e que tragam a sensação de conforto. Além do lustre principal, os abajures nos criados-mudos também são essenciais, e também são ótimos artigos decorativos.

Uma dica para fugir do óbvio é substituir os abajures por lustres pendentes acima dos criados-mudos, como mostra a imagem abaixo.

Banheiro

O banheiro também precisa de bastante iluminação, e com luzes mais claras. Perto do espelho, um ponto de luz é essencial.

Para quem tem banheira e gosta de relaxar na hora do banho, pode ser interessante criar também um ambiente com luzes mais quentes e aconchegantes. É o que traz o ambiente da imagem abaixo, com fitas de LED cumprindo essa função.

Áreas externas

No caso do jardim, a iluminação costuma se voltar para destacar alguma planta ou objeto específico, ou para iluminar áreas de passagem (nesse caso, a luz precisa ser mais intensa).

Já em áreas de confraternização, vale apostar em uma iluminação mais suave e acolhedora, podendo inclusive abusar do estilo das luminárias ou lustres.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *