Cadeiras para sala de jantar

A sala de jantar é um dos ambientes de maior destaque em uma casa, pois costuma ser o centro das festas e reuniões entre familiares e amigos. Escolher cadeiras para sala de jantar pode ser uma tarefa difícil, e para isso você precisa prestar atenção a alguns aspectos: conforto, design, cor, harmonização com a mesa, entre outros.

O que observar nas cadeiras

Ao escolher cadeiras para sala de jantar, primeiramente é importante observar se seu design é ergonômico. O formato das cadeiras deve propiciar inclinação e suporte ideais para as costas. Isso garantirá que você e seus convidados fiquem confortáveis durante todo o tempo que estiverem sentados.

Outro aspecto importante é a funcionalidade. É o tamanho da mesa e do ambiente, por exemplo, que devem ditar o tamanho das cadeiras. Se forem grandes e pesadas, funcionam melhor em ambientes mais espaçosos, e em mesas igualmente proporcionais. Para salas menores, prefira cadeiras que não atrapalhem o fluxo e a dinâmica do local.

Harmonização

É essencial escolher cadeiras que harmonizem com a mesa de jantar e o restante do ambiente. Observe que mesas quadradas ou retangulares comportam um maior número de cadeiras confortavelmente. Da mesma forma, mesas com pés nas laterais limitam o espaço, enquanto pé centralizado dá lugar para mais cadeiras.

Quanto ao design, é importante harmonizar o estilo das cadeiras ao da mesa e dos demais móveis da sala de jantar. Eles não precisam ter os mesmos materiais ou cores, por exemplo, mas precisam conversar entre si.

Modelos de cadeiras

Dependendo da decoração do ambiente, você pode optar por cadeiras modernas. Com design arrojado, esse tipo de cadeira pode vir em materiais como o metal, o acrílico ou a laca, por exemplo. Para maior conforto, opte pelas estofadas, mas lembre-se: o formato ergonômico é o que fará a maior diferença para o conforto.

Se o seu ambiente é mais clássico ou rústico, pode optar por cadeiras em madeira maciça e estofadas. O design dessas cadeiras costuma ser mais ornamentado, com mais curvas. Aqui, preste atenção ao tom da madeira, que deve combinar com o da mesa.

Na imagem abaixo, a Cadeira Occasione apresenta um aspecto clássico, mas ao mesmo tempo equilibrado. Por isso, pode ser utilizada em um ambiente com elementos clássicos ou modernos, sem prejudicar a harmonia.

Para um ambiente mais despojado e informal, pode-se optar também por bancos no lugar das cadeiras. Dependendo do restante da decoração e das demais cadeiras, o efeito pode ser de maior rusticidade ou informalidade.

Outra possibilidade é ter modelos diferentes de cadeira. Nesse caso, normalmente as duas cadeiras das pontas são diferentes e mais robustas, ganhando mais destaque do que as demais.

Caso tenha medo de errar e não queira ousar, siga a dica da imagem abaixo. As cadeiras das pontas são diferentes apenas na cor da madeira e na estampa do estofado. Além disso, a Cadeira Bonelle com Braços oferece bastante conforto em função de seu formato.

Mesa

Mesas clássicas costumam ser encontradas em madeira, principalmente em madeira maciça, e os pés costumam ser ornamentados. Para harmonizar, as cadeiras também dever ter esse aspecto forte.

Já no estilo moderno, as mesas podem ter estrutura de metal ou de madeira, tampo de vidro, pés palito ou em formatos diferentes e centralizados, entre outras possibilidades.

A mesa em laca também é uma excelente opção, dando um aspecto de claridade e leveza ao ambiente. Esse tipo de mesa também trás diversas opções de cores e harmonização com as cadeiras.

Na imagem acima, a Mesa em Laca Casuale tem formato mais clássico, criando um ambiente contemporâneo em que os estilos se misturam e se complementam.

Lustre

Um elemento que pode fazer toda a diferença é o lustre para mesa de jantar. Ele deve seguir o estilo da mesa, da cadeira e do ambiente de modo geral. Lustres clássicos têm aspecto luxuoso, enquanto os modernos trazem mais criatividade.

O importante, portanto, é saber harmonizar os elementos da sala de jantar. Além disso, é indispensável priorizar o conforto e o formato ergonômico nas cadeiras para sala de jantar.


Fonte das imagens: HGTV e Divina Haus.

Compartilhar é se importar!

2 Replies to “Cadeiras para sala de jantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *