Como escolher poltronas para sala de estar

A escolha das poltronas para sala de estar é uma parte muito importante da decoração. Além de promoverem um conforto inigualável com suas formas ergonômicas, as poltronas também ajudam a decorar e tornar o ambiente mais convidativo.

Sendo mais versáteis do que o sofá, elas são ótimas para oferecer conforto a todos os convidados em qualquer ocasião. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher suas poltronas, como harmonização com o ambiente, tamanho, conforto, estilo, cores e usabilidade.

Harmonização

A harmonização é a primeira dica, porque é o que você deve ter em mente durante todos os processos de escolha. Poltronas para sala de estar devem complementar os demais móveis do ambiente em estilo, cor e tamanho.

Por exemplo, quando você opta por uma poltrona mais criativa ou com estampas chamativas, o sofá deve ser mais sóbrio, para que a decoração não fique rebuscada. Já se o sofá ou outros móveis apresentam cores vibrantes, complemente o ambiente com poltronas em cores neutras.

O interessante é que as poltronas podem ser utilizadas como móveis coringa na decoração, vindo para complementar e ligar elementos.

Tamanho

O tamanho da poltrona deve ser definido pelas dimensões da sala e dos demais móveis. Se você já tem uma sala montada, preste atenção no espaço disponível para acrescentar as poltronas. É importante que elas não atrapalhem a circulação e a dinâmica do ambiente. A dica é acrescentar 70 centímetros ao redor do móvel para circulação.

 

Se você tem bastante espaço, pode escolher poltronas maiores e mais imponentes, desde que o sofá e os demais móveis sigam essa mesma ideia. A quantidade também varia de acordo com o tamanho do ambiente, e você pode brincar com diferentes estampas e formas.

Para ambientes pequenos, prefira poltronas menores e mais delicadas, que se encaixarão melhor na decoração. Para não perder o conforto, aposte em estofados e nas formas mais ergonômicas.

A Poltrona Italy, na imagem abaixo, segue o design moderno e é um bom exemplo para ambientes pequenos. Com suas linhas retas, funcionalidade e conforto, pode ser a opção ideal para a sua sala de estar. E o melhor é que vem em diversas cores de madeira e de estofado.

Conforto

Como já mencionamos, o nível de conforto é definido pela forma e pelo estofado do móvel. Poltronas com formatos ergonômicos, principalmente no encosto, são o ideal. Além disso, estofados mais robustos oferecem maior conforto.

Outro detalhe é a altura do encosto, que quando mais alto oferece melhor apoio para as costas. Existem ainda os modelos com encosto específico para a cabeça, além das opções com ou sem apoio para os braços.

Para níveis ainda mais elevados de conforto, você pode optar por poltronas reclináveis ou espreguiçadeiras. Mas lembre-se sempre que tudo depende da harmonização com o restante do ambiente.

Estilo

Em outros artigos do blog, já falamos sobre decoração clássica e decoração moderna, por exemplo. Na escolha das poltronas para sala de estar, isso também deve ser levado em consideração.

De acordo com a decoração do próprio ambiente, você pode optar por poltronas clássicas, com ornamentações e formas robustas. Ou pode preferir linhas retas e maior funcionalidade, seguindo o estilo moderno.

A Poltrona Urban, por exemplo, tem um design rústico e ao mesmo tempo versátil, combinando tanto com a decoração clássica quanto com a contemporânea. Os materiais de que é feita lembram formas da natureza, e as almofadas ornamentadas complementam esse efeito.

Cores

As cores dependem do restante da decoração. Em salas com móveis e objetos de cores neutras, você pode abusar das cores e estampas nas poltronas. Isso quebrará a monotonia do ambiente, e dará maior destaque às poltronas.

Por outro lado, você pode escolher poltronas no mesmo tom do sofá, para um efeito mais ordenado. Também é possível coordenar as cores das poltronas com almofadas no mesmo tom no sofá. Para um efeito mais alegre, você pode ter tanto o sofá quanto a poltrona em tons mais vivos, desde que as cores se complementem.

Usabilidade

Lembre-se também de considerar o seu objetivo com a poltrona de acordo com o ambiente:

  • Se a ideia é utilizá-la para assistir televisão, priorize o conforto e modelos mais reclináveis.

  • Se o seu objetivo é um bom assento para leitura, escolha modelos confortáveis e que priorizem a postura.

  • Se você quer a poltrona ideal para ocasiões sociais, pode prestar mais atenção à estética.

Levando essas dicas em consideração, e pensando sempre na harmonização com o restante do ambiente, fica mais fácil escolher suas poltronas para sala de estar.


Fonte das imagens: HGTV e Divina Haus.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *