No artigo anterior, falamos um pouco sobre a decoração de luxo e, dentro desse conceito, sobre os estilos decorativos. Um deles é a decoração clássica: um estilo imponente, inspirado na arquitetura grega e romana, e que traz requinte e riqueza de detalhes para os ambientes.
Existem alguns elementos bastante definidos que costumam permear este estilo, com móveis clássicos e ornamentações. Você pode optar por unir todos esses elementos em uma decoração fiel às suas raízes, ou pode trabalhar apenas alguns e criar uma releitura.
Elementos principais
A decoração clássica é rica em ornamentações, com peças vistosas e que exigem certo espaço para que sejam apreciadas harmoniosamente. Por isso, se seu espaço é pequeno, trabalhe com poucos elementos para evitar um visual rebuscado.
Confira os principais elementos do estilo:
Arquitetura
Se possível, é interessante trabalhar a própria arquitetura do lugar na mesma linha. Tetos, paredes e rodapés bem ornamentados são uma boa pedida.
No caso das paredes, uma boa alternativa é o boiserie, que é um ícone do estilo clássico. São aquelas molduras delicadas e com formas diversas que enfeitam as paredes. Na imagem acima, esse elemento é trabalhado em conjunto com um papel de parede, tudo a ver com o estilo clássico.
Mobília
Os móveis clássicos são conhecidos pela qualidade da sua madeira, pelo estofado robusto, e por suas linhas ornamentadas. As madeiras nobres e escuras são as que mais se destacam, como o mogno, a cerejeira e a nogueira.
Na imagem acima, você pode perceber a tonalidade escura da madeira, que possui aspecto forte e linhas dramáticas. Os estofados das poltronas e do sofá também são robustos e elegantes. Todos os elementos são, também, repletos de detalhes decorativos.
Outra tendência entre os móveis clássicos é a cama com colunas, ou com dossel. Esses elementos trazem dramaticidade e romantismo para a decoração, como mostra a imagem acima.
Paleta de cores
Cores fortes, como o azul-marinho, o preto ou o vinho combinam bem com o aspecto dramático desses estilo decorativo. No entanto, como a madeira utilizada já costuma ser escura, harmonizar com tons neutros é uma boa pedida.
Clássico e contemporâneo
Uma opção para não errar é unir elementos clássicos a outros contemporâneos. Essa combinação gera uma decoração mais suave e mais fácil de harmonizar.
Seguindo essas dicas, fica fácil criar o ambiente que você deseja, combinando os elementos certos.
Se procura uma loja de móveis clássicos, confira o catálogo da Divina Haus! Trabalhamos com diversos estilos de mobília, e o clássico, é claro, não poderia ficar de lado!